Atualidades, trabalhos acadêmicos e matérias relevantes

Atualidades, trabalhos acadêmicos e matérias relevantes
ASSUNTOS ATUAIS.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A historia do Mc donald's





UNIPLI – ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS











Prof.: Flavia Cupolillo
Alunas:          Aline de Paula
                        Rosilda Lima





            A história da transformação do MCDONALD’S na maior rede de alimentação rápida do mundo começou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice (Mac) McDonald resolveram abrir um modesto restaurante no sistema Drive-In na cidade de Arcádia, estado da Califórnia, para vender cachorro-quente. Pouco depois, em 1940, eles se mudaram para a cidade de San Bernardino, também na Califórnia, onde abriram um restaurante com o nome de MCDONALD’S BAR-B-Q na famosa Rota 66, garçons que em cima de patins entregavam o pedido do cliente no carro.
            Isso se tornou extremamente popular e muito lucrativo. O cardápio continha 25 itens, a maioria deles churrascos. Em 1948, depois de notar que a maioria do dinheiro que ganhavam provinha da venda de hambúrguer, que na época custava US$ 0.15, os irmãos renovaram totalmente o restaurante.
            A história do pequeno negócio começou a mudar em 1954 quando o vendedor de máquinas de bater milk-shake, um sujeito chamado Ray Kroc, ficou fascinado com a popularidade e estilo do restaurante MCDONALD’S durante uma visita comercial.   Depois de ver o restaurante em operação, propôs aos irmãos, que já possuíam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (estado da Califórnia e do Arizona), sendo dele próprio a primeira unidade de franquia. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas-fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exatamente igual ao original.

I - SUMÁRIO EXECUTIVO.

            Ray Kroc montou uma rede com mais de 20 restaurantes espalhados pelo território americano. Em 1958 completava a venda de mais de 100 milhões de hambúrgueres. Sua dedicação aos estabelecimentos era total, e logo ele se cansou da letargia dos irmãos McDonald. Com a ajuda de um investidor desembolsou US$ 2.7 milhões e comprou a parte dos irmãos no negócio, que renomearam seu restaurante original para “The Big M” (O Grande M). Mas, mais tarde, construiu um McDonald’s à apenas uma quadra ao norte. Em 1962, o restaurante da rede localizado na cidade de Denver no Colorado foi o primeiro a disponibilizar lugares para sentar internamente, oferecendo aos seus clientes cadeiras e mesas. Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, iniciava sua escalada internacional inaugurando uma unidade na cidade de Richmond, no Canadá, e outra em Porto Rico. No ano seguinte o atual design dos restaurantes, com teto mansard (pequeno telhado ao redor do restaurante) e mesas do lado interno, foi introduzido como padrão em toda rede.
            O McDonald’s agrega valor pelo ambiente, padronizado e asséptico, funcional. E empolga o coraçãozinho das crianças com aquela overdose de bolinhas coloridas, palhaços e uma forte propaganda. Assim a muito de entusiasmo infantil, influenciado pela publicidade, no desejo de consumir McDonald’s.
            O McDonald’s surgiu num Brasil de economia ainda fechada e periférica, na passagem de 1979 para 1980. Virou ponto turístico no Rio de Janeiro e em São Paulo. Quem morava numa cidade tão “pequena e tão distante das capitais” morria de inveja e sonhava com um improvável dia em que teria também um McDonald’s. Tratava-se de um ícone.
            Quando a rede começou a se expandir pelo Brasil, alguns anos depois se tinham a garantia de um serviço perfeito e padrão, sempre! A matriz deveria fiscalizar o funcionamento das franquias. Era uma receita de sucesso e de eficiência! O mesmo serviço, o mesmo sanduíche, no Brasil e em qualquer parte do mundo.
            É por isso que encontrar o McDonald’s com um serviço inacreditavelmente lento é chocante. É pensável se a fiscalização da matriz sobre as franquias arrefeceu.
            Em 2011, o McDonald’s abriu capital na bolsa de valores de Nova York e, no Brasil, foi eleito como a marca mais forte do País.

II- MISSÃO:
            Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.

III- VALORES:
·         Oferecemos qualidade, serviço e limpeza aos nossos clientes.
·         Incentivamos o espírito empreendedor.
·         Temos um forte compromisso com a nossa gente.
·         Maximizamos a rentabilidade das nossas operações.
·         Operamos um negócio em um ambiente Ético e Responsável.
·         Contribuímos com o desenvolvimento das comunidades nas quais atuamos.

IV- VISÃO:
            Duplicar o valor da companhia ampliando a liderança em cada um dos mercados.

V- DESCRIÇÃO DO SERVIÇO.
            Reconhecida pelos lanches que agradam os consumidores de todo o mundo, a empresa McDonald’s é a maior quando o assunto é fast food.  A empresa começou com uma barraca de cachorro- quentes em 1937 na Arcádia, fundada pelos Irmãos Dick e Maurice Donald.
            Em meados dos anos 60, a empresa é vendida para Ray Kroc que inova e expande seu comércio levando a marca para diversos lugares do mundo. Responsável por uma rede internacional de lanchonetes, a empresa McDonald’s cresce a cada dia. São vendidos a cada segundo mais de 190 hambúrgueres no mundo, e a cada dez horas é inaugurada uma nova loja. Além de lanches, é possível encontrar nos cardápios sorvetes, batatas fritas e bebidas.
            Os restaurantes de fast food faz muito sucesso no Brasil, com muitas marcas com vários restaurantes por centenas de cidades no território brasileiro, que agradam bastante o público consumidor. “Não se pode minimizar a importância da satisfação do cliente”. (BATESON, CAMPOMAR, HOFFMAN E IKEDA, 2010, p. 341). E o McDonalds leva isso muito a sério. Entre estes restaurantes está o americano McDonald’s, que tem o Brasil como um dos primeiros lugares em operação no mundo, contando com centenas de franquias pelos estados brasileiros.
            A marca chegou ao Brasil no ano de 1979, depois de algum tempo começou a trabalhar no sistema de franquia e hoje é uma das maiores redes de franquias brasileiras. A empresa Arcos Dourados é a responsável pelas franquias do McDonald’s no Brasil, fazendo com que os negócios se fortaleçam e consigam atender milhares de clientes no país todo com a excelência de atendimento que a marca prioriza.
            A franquia do McDonald’s é uma das mais caras para ser adquirida, o custo pode chegar até um milhão e duzentos mil reais, mas em contrapartida é uma das marcas que mais tem know how na área do fast food. Além de um valor alto de investimento inicial, a marca ainda faz para o franqueado várias exigências quanto ao ponto comercial que será utilizado, estudo de habitantes da cidade, quantas pessoas circulam diariamente pelo ponto escolhido entre outras para que o empreendimento possa ser um sucesso como todos os restaurantes da marca.
            Para que o sucesso da marca continue por meio dos franqueados, a marca e a sua administradora brasileira oferecem treinamento intensivo para os responsáveis por seus estabelecimentos, fazendo com que o empreendimento consiga retorno já nos primeiros meses de operação.
            É muito trabalho e muita responsabilidade ter uma franquia McDonald’s, mas com certeza, é um dos investimentos mais seguros que se pode fazer no mercado atual.

VI- MERCADO-ALVO.
            O público alvo do Mc Donald's é a criançada que adora lanche e não tem muita paciência em ficar esperando; jovens e pessoas que possuem um dia-a-dia agitado, que não tem muito tempo para horário de almoço ou lanche. O Mc Donald's abrange quase que todas as faixas etárias, das classes altas e médias. Porém, cada alvo é atingido por um aspecto diferente.
            As crianças, por exemplo, além do lanche, buscam a diversão. A rede Mc Donald's é uma rede que investe em atrativos especialmente para crianças, como uma área de lazer com brinquedos e o lanche "Mc Lanche Feliz", feito especialmente para as crianças, sempre com brindes especiais. Já as pessoas que tem uma rotina agitada, buscam agilidade e rapidez, economia de tempo. Por terem pouco tempo para as refeições, buscam pelas redes de fast-food.
            A marca jovem, voltada para esse público, fideliza seu consumidor desde a infância. Observaram-se seus comerciais, layout de loja, campanhas de brinde e tudo que utiliza para se posicionar, vamos sempre notar modernidade. Uma empresa que evolui para atender a nova geração de consumidores.
            Segundo um estudo realizado pela FGV Projetos sobre a contribuição da empresa para economia do país, de cada R$ 10 gastos no Brasil com alimentação de serviço rápido, R$ 4 são no McDonald’s. A preferência das famílias é constatada na análise dos gastos com alimentação fora de casa: 7% das despesas das famílias brasileiras em restaurantes e lanchonetes são realizadas no McDonald’s. Comemora 30 anos com 40% do mercado de alimentação rápida no Brasil.
            O novo posicionamento específico do McDonald’s está estreitamente associado à criação de uma proposta de valor que oferece benefícios aos seus consumidores através de seus produtos.

  Uma vez selecionado o mercado alvo, as empresas de serviços bem-sucessidas estabelecem uma estratégia de posicionamento que as diferencia doas concorrentes aos olhos do consumidor. (BATESON, CAMPOMAR, HOFFMAN E IKEDA, 2010, p.223).

            Esses benefícios não são apenas nutricionais, o que seriam fatores racionais, eles também estão oferecendo um status saudável, fator emocional intrínseco ao produto. O McLanche Feliz é garantido às crianças a permanência do sabor, incluindo vantagens nutricionais para aprovação dos pais. Com isso, a empresa demonstra seu objetivo de posicionar a marca na mente de duas categorias de público: o infantil, já consumidor do produto, e o adulto, representado pelos pais, que detêm o poder de compra.

VII- EVIDÊNCIAS FÍSICAS.
            McDonald's é responsável por uma rede internacional de lanchonetes, cuja atividade é a maior rede do mundo na área citada. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente de marcas como Coca-Cola, o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Seu produto mais famoso é o sanduíche conhecido como Big Mac e sua marca reconhecida no mundo inteiro. Segundo Bateson, Campomar, Hoffman e Ikeda (2010) a evidência física abrange tudo que é tangível e ela afeta a experiência do público com o serviço prestado.
            Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MCDONALD’S está avaliada em US$ 35.593 bilhões, ocupando a posição de número 6 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 111 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2011 (empresas de maior faturamento no mercado americano).


Fonte: http://blogs.sacurrent.com/index.php/streetview/mcdonalds-greenwashing-ad-campaign-for-the-new-year/

AS EMBALAGENS
            Para o McDonald’s as embalagens são muito mais que apenas pedaços de papel para protegerem seus alimentos. Elas são uma oportunidade única da marca se conectar com seus mais de 68 milhões de consumidores todos os dias em todas as partes do mundo. Um meio de comunicação eficaz onde a empresa pode, não somente apresentar o produto em questão, como também transmitir os valores da marca. Ao longo dos anos as embalagens passaram por inúmeras modificações, mas sem adotar uma identidade visual global, variando muito de país para país.
            Em 2008 a rede apresentou suas novas e modernas embalagens, implantadas primeiramente nos Estados Unidos e Inglaterra. Com uma mistura agradável de texto, gráficos sofisticados e imagens tratadas, as novas embalagens ilustram os ingredientes de alta qualidade e valorizam o sabor dos alimentos, dando menos foco na marca, e mais no produto em si. Além disso, as novas embalagens são mais dinâmicas, e coloridas, e reforçam de forma moderna as informações ao consumidor, destacando mensagens e fotos sobre os ingredientes, descrição do produto e os valores nutricionais. A rede desenvolveu um sistema para suas novas embalagens que pode ser identificado em todas as partes do mundo. Isso inclui paleta de cores, tipografia e técnicas de fotografia. As embalagens são flexíveis a ponto de acomodar 56 idiomas, inclusive o português. Em 2009 elas estrearam nos dez maiores mercados da rede, incluindo o Brasil.
                             
Fonte: http://liveinformationnews.blogspot.com.br/2009/04/novas-embalagens-do-mcdonalds-chegam-ao.html
Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/mcdonalds-inveno-do-fast-food.html

UNIFORMES
            A rede McDonald’s está renovando todos os uniformes de seus funcionários e a inspiração não poderia vir de um lugar mais incomum: a série de TV americana Mad Man. Para quem não conhece, Mad Man se passa na década de 1960 e conta a história de uma agência publicitária de Nova York, a evolução da publicidade e as mudanças morais e sociais na sociedade americana.
            É interessante perceber que as ideias para o novo uniforme vêm do passado, criando um visual meio retro. O vermelho e amarelo da marca vão ficando para trás para dar vez a tons mais sóbrios e pálidos, como marrom, vinho e cru. O uniforme masculino vem com gravata fina, camisa xadrez e calça marrom, e o feminino com saia lápis marrom e uma camiseta xadrez. “A gerência eficaz da evidência física pode ser uma fonte de diferenciação” (BATESON, CAMPOMAR, HOFFMAN E IKEDA, 2010. p. 259).



INSTALAÇÕES
            O McDonald’s esta retomando ao seu mito fundador: O fast food familiar.
            Assim resolveu adequar seu layout, usa branco contemporâneo que contrabalança com cores divertidas, sem cair para o “brinquedo”. 

McDonald’s em Villafranche-de-Lauragaisa:
Imagens: http://www.blogdojj.com.br/2012/01/31/mcdonalds-testa-novo-layout-de-loja/

O PORTA-VOZ
            Mágico e malabarista, Ronald McDonald é o personagem símbolo do MCDONALD’S e um velho conhecido das crianças de todos os países onde a marca está presente, promovendo a rede em 25 línguas diferentes ao redor do mundo. A história começou em 1960, quando um franqueado da rede na capital Washington, decidiu promover sua unidade com um anúncio de televisão, veículo ainda pouco utilizado para divulgar restaurantes. Nessa época, ainda não havia um plano nacional de marketing para a marca MCDONALD’S e cada franquia local estabelecia os critérios com os quais gostaria de atrair o público. Os shows infantis, naquela época, estavam entre os programas com maior audiência, especialmente “O Circo do Bozo”, transmitido por um canal em Washington, filiado à rede de televisão NBC. O franqueado do MCDONALD’S tornou-se um dos patrocinadores do programa, vislumbrando nele o veículo pelo qual poderia atingir o seu público-alvo: as crianças. Assim, o MCDONALD’S começou a aparecer na televisão através do palhaço Bozo, que anunciava seus produtos de uma forma nada sutil: induzindo diretamente às crianças a pedir ao papai e à mamãe para levá-las ao MCDONALD’S.


Fonte: http://www.ocaoquefuma.com/2011/02/ronald-mcdonald-foi-sequestrado-e.html

VIII- ELEMENTOS DO PRODUTO
            Em seu menu constam sanduíches, saladas, sorvetes, refrigerantes, biscoitos, sucos, batatas fritas e outros itens, que variam de país a país e também com a época do ano, ou plano de marketing. O maior dinamismo do cardápio, com inclusão de novos itens temporários ou não, foi incrementado há vários anos, como estratégia de conquistar novos clientes e manter a fidelidade.
            Em adição, a rede de restaurantes procura adaptar o cardápio à cultura e hábitos regionais. Alguns itens só existem em certos países, a exemplo do Cheddar McMelt no Brasil, os extensos cardápios de café da manhã nos EUA e Hong Kong e os dez tipos de menu na Índia, que variam conforme o distrito ou região e que trazem os pitorescos sanduíches vegetarianos ou de carne de cordeiro (o Maharaja Mac), em lugar de carne de vaca. Em Israel, há restaurantes kosher1 onde não se vendem cheeseburgueres ou outros produtos derivados do leite. No Uruguai, vende-se um hambúrguer com um ovo cozido por cima, o McHuevo, e serve-se cerveja nos restaurantes da cadeia na Alemanha.
            Os sanduíches, acompanhamentos, bebidas, sobremesas e itens de cafeteria que compõem a linha de produtos do McDonald's são reconhecidos internacionalmente pelo característico padrão de qualidade da marca.
            Dos ingredientes rigorosamente selecionados à rapidez e à cortesia no atendimento, da limpeza das instalações aos cuidados com a decoração do ambiente, tudo é concebido para proporcionar uma refeição saborosa, nutritiva e, em todos os sentidos, agradável.

 A LINHA DO TEMPO DOS PRODUTOS
            Introdução do FILET-O-FISH (um sanduíche feito com filé de peixe), que depois viria a se chamar McFISH, na cidade de Cincinnati, estado de Ohio, em um restaurante localizado numa vizinhança dominada por católicos, que não comiam carne às sextas-feiras. O criador do sanduíche foi o franqueado Lou Groen. Foi à primeira adição ao cardápio original, sendo lançado nacionalmente dois anos mais tarde. Quando o MCDONALD’S chegou ao Brasil, em 1979, o nome do McFish era Filé de Peixe. Hoje, a fritura do filé de peixe é feita em óleo vegetal a uma temperatura de 166ºC.
1968
·         Introdução de seu produto de maior sucesso, o BIG MAC, responsável pelo grande reconhecimento da marca nos dias de hoje.
·         Lançamento da torta de maçã quente conhecida como HOT APPLE PIE, desenvolvida por Litton Cochran. Essas tortas passaram a ser assadas, ao invés de fritas, somente em 1992.
1971
·         Criação na cidade de Chula Vista, Califórnia, do primeiro McDonald’s PLAYLAND, um grande playground para o divertimento das crianças. Nas décadas seguintes esses espaços foram implantados em unidades americanas e depois internacionalmente.
1973
·         Introdução do QUARTER POUNDER (Quarteirão com queijo). O “Pound”, ou libra, é uma medida de peso que equivale a 453,59 gramas. O nome do sanduíche vem do peso do hambúrguer que tem aproximadamente um quarto de libra.
·         Introdução como teste de mercado do EGG MUFFIN (sanduíche composto por uma fatia de bacon, ovo frito e queijo em um pão redondo).
1974
·         Introdução do MCDONADLAND COOKIES, os famosos e deliciosos cookies voltados para o público infantil. O produto vinha em uma embalagem, muito similar ao do McLanche Feliz de hoje, com uma foto da turma da McDonaldland estampada.
1977
·         Introdução do BREAKFAST MENU (cardápio de café da manhã) no mercado americano, a rede já servia café da manhã, em fase de teste, desde 1971.
1978
·         Introdução dos famosos SUNDAES em seu cardápio.
1979
·         Introdução do HAPPY MEAL, conhecido no Brasil como McLanche Feliz.
1980
·         Introdução do sanduíche McCHICKEN, primeiro item de carne de frango do cardápio da rede. Sem sucesso, foi retirado do cardápio, e mais tarde relançado (1989) após o sucesso do McNuggets.
1981
·         Introdução do sanduíche McRIB, feito com carne de porco, molho barbecue, cebola e picles. Atualmente este sanduíche é vendido sazonalmente.
1983
·         Introdução em junho do CHICKEN McNUGGETS, deliciosos pedaços de frango empanados. Atualmente o produto pode ser encontrado em porções com 4, 6, 10 ou 20 unidades, acompanhadas de molhos como agridoce, barbecue, caipira ou mostarda.
1987
·         Introdução das primeiras saladas frescas em seu cardápio.
1995
·         Lançamento do McHOT DOG (cachorro-quente), que atualmente é comercializado em poucos países.
1996
·         Introdução do sanduíche ARCH DELUXE, um hambúrguer criado e direcionado para o consumidor adulto, com alface, tomate, queijo, mostarda de Dijon, cebola e maionese, com bacon opcional. Foi um fracasso.
·         Introdução das saladas GRILLE CHICKEN SALAD e GARDEN SALAD.
1997
·         Introdução do BIG N’ TASTY, conhecido no Brasil como BIG TASTY, em algumas cidades californianas como teste de mercado. O sanduíche é feito com hambúrguer de 150 gramas, três fatias de queijo ementhal (que pela primeira vez entrou no cardápio de um sanduíche da rede), tomate, alface, cebola, pão com gergelim e, para dar aquele gostinho picante, que o torna tão especial, molho barbecue.
2000
·         Introdução do McSALAD SHAKERS, uma salada fresca servida em um copo transparente.
·         Introdução do FRUIT ‘N YOGURT PARTFAIT, iogurte com pedaços de frutas vermelhas e granola.
2002
·         Introdução do CHICKEN SELECTS, fatias de peito de frango fritas, muito semelhante ao McNuggets, por tempo limitado no mercado americano. O produto já tinha feito parte do cardápio da rede por um curto período de tempo em 1998. O produto seria introduzido nacionalmente no Canadá e nos Estados Unidos em 2003.
2003
·         Lançamento no Brasil de um serviço exclusivo do MCDONALD’S chamado McINTERNET, que oferecia gratuitamente aos clientes e funcionários acesso rápido à rede mundial de computadores. Nos Estados Unidos este serviço está disponível em mais de 11.500 lojas da rede.
·         Introdução da PREMIUM SALADS, uma linha com três opções de saladas compostas por misturas das mais variadas verduras e legumes, queijo parmesão ralado, mussarela, pão tostado e temperada com ervas, em uma tentativa de deixar seu cardápio mais saudável.
2004
·         Lançamento do McCOLOSSO, uma super casquinha de biscoito em forma de cone, recheada com sorvete de baunilha e uma sensacional cobertura de chocolate ou caramelo, acompanhado de um canudinho extremamente crocante. O delicioso sorvete é encontrado em alguns países, incluindo Cingapura, Hong Kong e Brasil.
2008
·         Lançamento do CHICKEN BISCUIT (disponível no cardápio de café da manhã) e do SOUTHERN STYLE CHICKEN.
2009
·         A linha de cafés do McCAFÉ (incluindo lattes, cappuccinos e mochas) passa a fazer parte do cardápio nacional da rede nos Estados Unidos.
2010
·         Lançamento nos países da América Latina, incluindo o Brasil, do CHEF SAUSAGE, composto por carne suína selecionada, temperada com um mix de três variedades de pimentas moídas.
2012
·         Lançamento nacional nos Estados Unidos do SHAMROCK SHAKE, um delicioso milk-shake com gostinho de menta. O produto foi introduzido pela primeira vez em 1970, oferecido no cardápio de algumas lojas da rede nos Estados Unidos e Canadá, exclusivamente durante o mês de março, para as comemorações do St. Patrick’s Day. Como o produto não era disponibilizado em todas as lojas da rede, consumidores mais aflitos criaram até um site, onde as pessoas podiam localizar a loja mais próxima que continha a guloseima no cardápio.
OS INGREDIENTES DE ALGUNS PRODUTOS
Ao contrário do que muita gente pensa, o hambúrguer do McDonald’s não leva sal e nenhum tipo de tempero. O sal presente na carne é aplicado no restaurante, e o que diferencia um lanche do outro, na verdade, são os demais ingredientes e molhos.


Para o hambúrguer de frango são usados coxa, sobrecoxa e peito, sendo que a fábrica produz de 40 a 60 toneladas por dia. Os nuggets são feitos exclusivamente com o peito do frango. A diferença do bovino é que é feito com 100% da matéria prima resfriada. Além disso, o frango é empanado, e passa por um pré-cozimento e pré-fritura antes de ser congelado, para garantir a crocrância. O hambúrguer de frango leva sal.


O peixe tem um consumo bem menor no Brasil, por isso a produção se restringe a uma ou duas vezes por mês. A matéria-prima é 100% importada do Chile. A carne utilizada é filé de merluza.



O bacon utilizado pelo McDonald’s Brasil vem de uma fábrica focada exclusivamente neste item, localizada na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul. O produto é cozido e já chega ao restaurante pronto para ser usado.


A empresa responsável pelos pães do McDonald’s é a FBS Foods, que também fica na Cidade do Alimento. A receita não leva leite nem ovo. Os cinco ingredientes básicos são farinha, fermento, água, açúcar e gordura hidrogenada vegetal.


Images: http://arquivinho.com/mcdonalds-saiba-como-sao-fabricados-os-ingredientes/

IX- O PROCESSO E A ENTREGA DO SERVIÇO
            A Cidade do Alimento concentra um dos quatro Centros de Distribuição que o McDonald’s tem no Brasil. Com 12 metros de altura, o local é dividido em câmaras específicas para cada tipo de alimento: congelados, resfriados ou secos. O estoque deste centro é suficiente para abastecer por 07 dias os mais de 600 restaurantes existentes em território brasileiro. Os gigantescos corredores estão repletos de pallets com caixas e mais caixas de comida.
            A câmara congelada armazena alimentos em uma temperatura que vai de 18 °C a 22°C negativos. Neste local, os funcionários usam roupas especiais e têm que sair de 30 em 30 minutos para o corpo descongelar. Produtos hortifrutigranjeiros são armazenados em ambientes com temperatura média entre 0°C a 4°C. Já a área seca concentra caixas com embalagens, brinquedos, conservas, guloseimas, café, entre outros, além de uma área separada para produtos de limpeza.
            A maior parte dos restaurantes McDonald's oferecem ambos os serviços de balcão e Drive-Thru, com mesas em espaço coberto e algumas vezes ao ar livre. O Drive-Thru, Auto-Mac, ou McDrive como é conhecido em alguns países, frequentemente tem cabines separadas para pedir, pagar e pegar os produtos. Em alguns países os "McDrive para gordos" perto de autoestradas não oferecem serviço de balcão ou mesas. Oferece serviço de entrega, podendo ser feito por telefone ou pela internet; lugares com alta densidade populacional frequentemente não tem o serviço de Drive-Thru. Também há alguns restaurantes, localizados a maioria em regiões comerciais que oferecem o serviço de Walk-Thru no lugar do Drive-Thru.
            O Drive-Thru é uma extensão do restaurante que permite ao cliente receber seus produtos com a mesma cortesia e rapidez oferecidas no balcão, mas com a comodidade de não ter que sair do carro para receber seu pedido. Tanta comodidade facilita muito a vida de famílias com crianças e idosos, especialmente em dias frios ou chuvosos, e também dos jovens que buscam uma refeição para restaurar as forças depois das festas.

X- PESSOAS
            Em fevereiro deste ano a rede de lanchonetes McDonald’s criou seu primeiro centro de recrutamento, inspirada em uma prática que nasceu nas lojas da cidade de Paris. O objetivo é não perder gente durante o processo de contratação, muitos candidatos desistiam antes mesmo do segundo contato com a empresa, pois o processo de seleção levava até 45 dias.
            Como se trata de um público muito jovem a faixa etária média dos candidatos é de 16 anos, era comum que encontrassem outros empregos nesse um mês e meio. Outros se sentiam insatisfeitos com suas tarefas do dia a dia porque não eram informados que teriam de fazer a limpeza da loja, por exemplo.
Agora, o estilo de contratação segue as mesmas regras do sistema drive-thru das lanchonetes. No McDonald´s de agora, o candidato chega ao centro, agenda uma dinâmica para o mesmo dia, participa de uma das sete turmas avaliadas diariamente e 90 minutos depois sabe se foi escolhido. No primeiro mês de operação, estiveram mais de 1 500 jovens. Desses, 400 conseguiram passar no processo.

            Para promover a polivalência das suas equipes, algumas empresas recorrem ao jobrotations, uma metodologia que operacionaliza a passagem de um profissional por vários cargos e funções. E é esse processo que acontece no McDonald's, que se destaca por contar com uma característica peculiar: 66% dos atendentes têm, através da organização, a oportunidade do primeiro emprego e 87% dos integrantes da rede possui menos de 21 anos.
Para melhorar a qualidade do serviço pode ser feita uma modificação no procedimento operacional, entretanto, é importante assegurar que os prestadores de serviço sejam bem treinados no novo enredo. (BATESON, CAMPOMAR, HOFFMAN E IKEDA, 2010. p. 295).

A empresa determina que cada funcionário fique apenas duas horas em determinada função, depois desse período ele é transferido para outro posto. Cada funcionário possui seus objetivos diários. Eles possuem os objetivos das áreas onde operam ou das atividades que estão cumprindo. Os gerentes é quem coordenam as vendas, a qualidade e a limpeza entre outras atividades desempenhadas pelos colaboradores.

AVALIAÇÃO
            Em detrimento com a gerente de RH, para avaliar os colaboradores a empresa adota um sistema de gestão de desempenho que abrange algumas ferramentas, como o Plano de Objetivos, que possibilita a avaliações periódicas, em cima dos resultados. Há ainda: o Conjunto de Competências que dá oportunidade à empresa analisar comportamentos e resultados; o Plano de Desenvolvimento Individual - programa voltado para desenvolver as competências do funcionário; Perfil Gerencial - onde é feita a adequação do profissional às necessidades exigidas pela área; Programas de Treinamento Formais para cada nível da companhia; cursos regulares; eletivos semanais pré-programados, grupos multifuncionais e levantamento individual de necessidades de Desenvolvimento e Carreira.
            Através do treinamento, os colaboradores são avaliados diariamente pelos superiores imediatos. Trimestralmente, eles também passam por uma avaliação formal, onde podem conversar e trocar informações com seus respectivos superiores para saberem como poderão melhorar o próprio desempenho.
             A empresa considera que um funcionário está apto para exercer outra atividade, quando esse tem cumprido todo o Calendário de Programação de Treinamento. Ao entrar no McDonald's, os colaboradores recebem um calendário de treinamento inicial, que treina e o faz vivenciar todas as atividades do restaurante. Depois, eles passam a cumprir um calendário de conteúdo que trata da reciclagem de cada atividade. A empresa normatiza todos os seus padrões e procedimentos através manuais que são disponibilizados para todos os funcionários de acordo com a função.
            A vantagem de se adotar o jobrotations é a oportunidade que a empresa possui em manter o dinamismo no ambiente de trabalho. Isso gera produtividade, motivação e energia positiva para os jovens que, a cada dia, sabem que irão realizar uma função diferente. No final, ganha a empresa, os funcionários e os clientes que sempre encontram jovens dispostos e animados nos nossos pontos de venda.
            Após padronizar seu sistema de recrutamento e seleção de pessoal o McDonalds reduziu de 15% a 20% seu turnover (dinheiro) e na mesma proporção os gastos com treinamento, uniformes e material promocional.

O DESAFIO
            O McDonald’s Brasil, que investe a cada ano 20 milhões de reais em treinamento, precisava de mais eficiência e foco no processo de seleção dos atendentes de seus restaurantes. O objetivo era reduzir o turnover e, com isso, diminuir custos com cursos, uniformes e material promocional para essas pessoas e ainda obter maior padronização no seu time de atendimento.

A SOLUÇÃO
            Tradicionalmente, a tarefa de selecionar e contratar pessoas para os pontos de venda cabia aos gerentes de restaurante, que deviam divulgar a vaga, colher indicações, receber currículos, entrevistar candidatos e ainda reunir documentos necessários para a contratação. A ideia de padronizar e otimizar a contratação surgiu na Argentina e foi espalhada para toda a América Latina como estratégia regional. O primeiro passo foi agrupar os restaurantes de acordo com suas regiões geográficas, chamadas de "mercados" pela rede (cada mercado engloba entre 12 e 15 restaurantes), e nomear um gerente recrutador para cada área. No Brasil, o projeto começou em meados de 2006 com um piloto na região dos Jardins, na capital paulista. Seis meses depois, veio à implementação. Hoje, o McDonald’s tem 18 gerentes recrutadores e o projeto está em fase final de expansão em alguns mercados da região Centro-Oeste. Com isso, a rede conclui o primeiro passo do projeto: reduzir de 1160 para 18 o número de recrutadores, com exceção de cidades, como Manaus (AM), que têm só um restaurante e não precisam de gerente recrutador.
            A parte da tecnologia foi o segundo passo para melhorar o processo. A principal novidade é um sistema para agilizar a captação de candidatos, desenvolvido em parceria com a fornecedora de soluções para e-recruitment Vagas.com. Essa ferramenta possibilitou que qualquer interessado em trabalhar na empresa cadastre suas informações no site do McDonald’s. O gerente recrutador pode visualizar os dados disponíveis no banco de dados, buscando candidatos pelo CEP da residência com apenas alguns cliques.
             A centralização do recrutamento trouxe um incremento: a inclusão de dinâmicas de grupo. Antes, a seleção de currículo já levava a uma entrevista individual. Com a dinâmica, além de perseguir o perfil do funcionário McDonald’s, jovens estudantes e moradores de bairros próximos ao restaurante em que vão trabalhar, os recrutadores têm mais chances deformar um time alinhado ao espírito da rede de fast-food.

O RESULTADO
            O benefício mais mensurável que a centralização do recrutamento trouxe para o McDonald’s foi à redução de 15% a 20% no turnover dos atendentes. A empresa não revela qual é a rotatividade dos atendentes nem quanto já economizou, em reais, com a iniciativa. A estimativa, no entanto, é deque a diminuição no rodízio dos funcionários tenha reduzido em 20% os custos.

OPORTUNIDADES
            Existem duas formas de se iniciar a carreira na McDonald's. A primeira delas é como atendente - primeira escala hierárquica da organização, ou através do programa de trainee. Desde o primeiro momento, o colaborador tem um plano de carreira e recebe orientações sobre as muitas possibilidades de crescimento profissional.
            Para começar como trainee de gerente, o candidato deve ter entre 25 e 35 anos, nível superior completo e disponibilidade de tempo para trabalhar em horários diversos. O trainee participa de um programa de treinamento com 13 semanas de duração, ficando apto para assumir a função de segundo assistente. Após outros cursos de aperfeiçoamento, ele está qualificado para ser primeiro assistente, último degrau antes do cargo de gerente-operador.

XI- CONTROLE DE QUALIDADE

Fonte: http://www.binswangervenezuela.com/Resource-Center/Case-Studies/McDonald-s/58/
           
            Para o McDonald's, qualidade significa primazia em toda sua cadeia produtiva, desde a seleção dos ingredientes até o produto final que chega à sua bandeja. E garantir uma refeição saborosa, quente e pronta para ser consumida não depende somente do atendimento rápido e cortês que é marca da rede, “a qualidade do serviço permite alcançar o sucesso entre os concorrentes”. (BATESON, CAMPOMAR, HOFFMAN E IKEDA, 2010, p. 375).
            Por isso, desde a abertura do primeiro restaurante, em 1955, nos Estados Unidos, o McDonald's buscou um padrão internacional de controle de qualidade, implantando as mesmas e rigorosas normas e procedimentos no mundo inteiro.
            Dessa forma, você pode ter a certeza de usufruir de uma experiência única em cada um dos mais de 31 mil restaurantes da rede em qualquer canto do Planeta.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DO QUE SIGNIFICA QUALIDADE PARA O MCDONALD'S:
·         A seleção, o controle de qualidade e o processamento dos insumos são totais no McDonald's. Antes de entrar na fábrica, cada produto passa por uma rigorosa inspeção de qualidade.
·         Os fornecedores têm controles internos de higiene, temperatura e qualidade do ar para garantir um elevado padrão ao alimento.
·         Os produtores e criadores que atendem ao McDonald's seguem padrões acima do mercado e são monitorados periodicamente, para que os procedimentos de qualidade sejam sempre mantidos, ou reforçados quando necessário.
·         A empresa e seus fornecedores mantêm equipes responsáveis pela segurança alimentar e programas de treinamento para os funcionários de diversos níveis da cadeia de produção. Dentro do restaurante, o processo continua rigoroso para assegurar a qualidade das refeições.
·         A higiene é encarada com extrema seriedade pelos funcionários que trabalham na área de preparo das refeições, com lavagem e higienização das mãos com sabão bactericida de hora em hora.
·         O transporte até o restaurante é feito em carretas frigoríficas especiais, equipadas para manter durante todo o percurso, simultaneamente, três temperaturas diferentes em seu interior, garantindo as melhores condições de transporte para os produtos secos, resfriados ou congelados.

TIPO DE ATENDIMENTO
            Os funcionários são treinados para tratar com os 04 tipos de clientes: o socializador, o perfeccionista, o comunicador e o executivo. O treinamento serve para identificar o cliente. A partir daí, o atendimento se molda ao tipo de cliente em questão.
            Para se crescer é preciso ter as melhores pessoas e, para isso, o caminho é cuidar da porta de entrada.

XII- PREÇO
            Os preços dos lanches do Mcdonalds podem variar muito e geralmente os melhores estão custando a partir de R$ 12,00. O valor do Big Mac, por exemplo, já chegou a ser R$4,50 há alguns anos, porém, hoje em dia, o preço está mais alto, em torno dos R$15,00, sempre acompanhado com bebida e uma porção de batata frita.

O supremo desafio que as empresas enfrentam na determinação de preços é estabelecer um preço que venda os serviços e ao mesmo tempo ofereça um retorno tranquilo. [...] A literatura sugere que a determinação do preço de varejo dever ser baseada em demanda, custo, cliente, concorrência, lucro, produto e aspectos legais. (BATESON, CAMPOMAR, HOFFMAN E IKEDA, 2010, p. 192).

            Obs.: O preço dos lanches pode ser visto após o cadastro no seguinte site: http://www.mcentrega.com.br/pls/mcdentrega/valida_usuario_inicial_prg. Além disso, nesse site é possível fazer encomenda.

XIII- PROMOÇÃO:
            O McDonalds sempre traz diversas promoções que aparecem sempre à disposição do publico, contando com sanduíches, saladas, acompanhamento, bebidas, café da manhã, Mc Oferta e o famoso produto vendido pela loja, o Mc Lanche Feliz.
            Criada em 2009, a campanha Pequenos Preços abrangem todos os restaurantes do Brasil. Esta é a 14ª vez que o McDonalds vai oferecer seus produtos a preços promocionais, provando que, sim, querem ampliar a percepção dos clientes quanto à variedade e preços acessíveis que oferecem. O Mcdonalds é uma rede democrática, com opções para refeição e ambiente que atendem a todos os públicos.


PUBLICIDADE CRIATIVA
            E para ter o sucesso todo não bastou sair distribuindo lanches. O McDonald’s tem um poderoso marketing por trás do “palhaço”. A dinâmica de suas campanhas é sempre jovem e atualmente estão querendo dar uma nova atitude e um novo rumo para a marca, uma estratégia culturalmente apropriada para os dias de hoje. Tudo isso se deve à  mudança do pensamento da sociedade em geral quanto à saúde. Sendo assim, o Mc passou por diversas mudanças, como por exemplo, o cardápio e logicamente a estratégia de marketing.
Selecionamos alguns anúncios bem criativos, e de diversos países.
 Drive-Thru 24 horas – Auckland, Nova Zelândia.
 McDonalds recém-nascido – Índia.
 McDonalds Rock n’ Fries – São Paulo, Brasil.



O QUE O GRUPO MUDARIA PARA MELHORAR O ATENDIMENTO E A SATISFAÇÃO:

Mudaríamos:
1.    Nos restaurantes próprios, o ambiente sonoro, incorporando músicas tranquilas e suaves;
2.    O preço, pois no Brasil achamos que os lanches estão muito longe da maioria dos brasileiros (classe D e C), e como muitos substitui o almoço pelo lanche, o valor está aquém do preço de um prato de comida, por exemplo.

            No mais, acreditamos que o Mcdonalds está no caminho certo de seu atendimento e satisfação. Não é a toa que é esse enorme sucesso em todo o mundo.

CURIOSIDADES:
1.    Um em cada 10 americanos já foi empregado da empresa. Até por isso, em 1986, o dicionário Oxford incorporou o termo McJob, referindo-se ao trabalho que exigia poucas habilidades, ofertando um bom pagamento.

2.    Celebridades como Sharon Stone, Shania Twain, Jay Leno e Pink trabalharam no MCDONALD’S antes de se tornarem famosas. Jeff Bezos, fundador da Amazon, também teve uma passagem pela chapa da lanchonete.

3.    O MCDONALD'S foi, em 2012, pela oitava edição consecutiva o restaurante oficial dos Jogos Olímpicos. A estimativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) é de que os atletas fazem 25% de suas refeições no restaurante da rede durante o vento.

4.    No dia 16 de julho de 1984, James Oliver Huberty, atacou um restaurante da rede em San Ysidro na Califórnia com uma arma, matando 21 pessoas e ferindo outras 19, no chamado massacre do McDonald’s.

5.    Mais de 46 milhões de pessoas por dia são servidas pela rede McDonald’s.

6.    O McChicken é o segundo sanduíche mais vendido pela rede, atrás do campeão BIG MAC.

7.    80% dos restaurantes são comandados por franqueados independentes.

8.    Existem mais de 30.000 McDonald’s espalhados em 121 países, gerando vendas acima dos US$ 40 bilhões.































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

            BATESON, Jonh E. G. CAMPOMAR, Marcos Cortez. HOFFMAN, K. Douglas. IKEDA, Ana Akemi. Princípios de Marketing de Serviços. SÃO PAULO: Cengage Learning, 2010.

            Em: . Acesso em 19 de novembro de 2012.

            Em: <http://missaovisaovalores.wordpress.com/tag/mc-donalds/>. Acesso em 19 de novembro de 2012.

            Em: <http://analisedemarketing.com/blog/?tag=posicionamento-mcdonalds>. Acesso em 19 de novembro de 2012.

            Em: <http://criari.com/categoria/blog/>. Acesso em 19 de novembro de 2012.


            Em: <http://arquivinho.com/mcdonalds-saiba-como-sao-fabricados-os-ingredientes/>. Acesso em 21 de novembro de 2012.











Nenhum comentário:

Postar um comentário