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ASSUNTOS ATUAIS.

sábado, 9 de junho de 2012

ORÇAMENTO BASE ZERO


O orçamento base zero é uma ferramenta gerencial de controle orçamentário capaz de auxiliar os gestores no controle de gastos operacionais partindo da premissa de um limiar que é definido como o custo mínimo necessário para que e empresa produza sem comprometer o andamento de suas atividades. O orçamento base zero pode ser amplamente usado em pequenas e médias empresas.

O período que é usado como ponto de partida e base para limite de gastos e direcionamento de recursos é o atual. Devemos imaginar que nas empresas como somente o amanhã existisse. Para ele, esse é o primeiro passo para implementar o orçamento base zero.

Voltando aos primórdios da administração, encontramos o que talvez foi o primeiro a utilizar o base zero – Taylor. A sua visão racional do trabalho deu origem ao tão conhecido estudo dos tempos e movimentos. A obsessão de Taylor por produtividade dando total ênfase aos processos e tarefas, a fim de determinar qual seria o menor custo necessário e torná-lo padrão, mostra-nos que a utilização do orçamento base zero não é nenhuma novidade.
A metodologia orçamentária BASE ZERO, coloca em prática a execução orçamentária para atingir as metas departamentais.
O processo de orçamento base zero consiste na identificação de pacotes de decisões e em sua priorização por ordem de importância, através da análise de custo/benefício.
O principal conceito introduzido pelo orçamento base zero é a mudança substancial nos ajustamentos do orçamento à capacidade de recursos da empresa.
O processo deste orçamento exige que cada administrador justifique detalhadamente todas as dotações solicitadas em seu orçamento, cabendo-lhe explicar por que deve despender os recursos da empresa.
Desta forma, pode-se dizer que o orçamento base zero leva em conta a prioridade de implantação partindo do montante a ser despendido para a realização deste evento.

Aplicação

O processo de definição das atividades mais relevantes não é uma tarefa fácil. Uma dica seria separar aquelas consideradas essenciais à sobrevivência da empresa. As medidas a serem tomadas para dar início à aplicação da base zero são:

1 - Dividir a empresa em departamentos-chaves que poderá ser administração, marketing, comercial e operações. É importante definir um responsável para cada departamento.  

2 - Listar as atividades correspondentes a cada departamento e depois clássificá-las por ordem de prioridade. Essa tarefa será executada pelos gerentes dos departamentos. Cada um dirá quais são as principais atividades e o limiar do seu departamento para que este opere sem prejudicar os demais e a empresa como um todo. 

3 - Elaborar e apresentar o pacote de decisão. “é um documento que descreve determinada atividade de tal forma que a direção da empresa consiga analisá-la e compará-la com outras atividades que disputam a alocação de recursos limitados” (Orçamento Empresarial, Cursos Catho).

4 - Escolher entre todas as atividades, as mais importantes. Após determinado o limiar dos gastos, os gestores escolhem quais as atividades tidas como essenciais comporão esse limiar.
Benefícios do sistema de Orçamento Base Zero
  • Considera o custo/benefício da estrutura a ser modificada;
  • Permite o domínio das contas operacionais;
  • Consiste na criação de pacotes de decisões;
  • Prioriza a importância na implantação dos pacotes;
  • Ajusta o orçamento à capacidade de recursos da empresa;
  • Exigência de justificativa detalhada de cada dispêndio;
  • Evidencia a qualidade dos serviços de cada colaborador;
  • Cria a cultura orçamentária e o espírito de equipes;

Talvez a principal desvantagem do orçamento base zero seja a dificuldade de implementação, porém suas várias vantagens terminam por sufocá-las. Um desses benefícios é permitir que os colaboradores dos mais diferentes níveis hierárquicos possam participar desse processo. O monitoramento constante é fundamental para a eficácia do orçamento base zero.

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