INTRODUÇÃO
Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade, manter a
qualidade, aumentar a lucratividade, e assim, contribuir com um mundo melhor é
preciso que ele supere alguns desafios.
O líder
precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com limites de tempo e de
número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe através da apresentação
desta visão com um direcionamento. É preciso que o líder mantenha uma
comunicação frequente e constante com a equipe, como reuniões constantes.
Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvendo
pessoas para o alcance de resultados extraordinários.
Nunca esquecendo a importância de se desenvolver e de motivar seus
liderados. O sucesso não é individual, o líder só é líder quando lidera algo ou
alguém e consegue envolver todos nos seus propósitos e metas.
1. CONCEITO:
O QUE É SER LIDER?
O líder é responsável pelo sucesso ou
fracasso da organização. Liderar
não é uma tarefa simples. Pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso,
pois a organização é um
ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma
forma bem clara, pode ser entendido como a gestão eficaz e eficiente das
pessoas de uma equipe, para que se atinjam os objetivos propostos pela
organização.
Entre os desafios apresentados pelo ambiente
mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que
possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente
eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades
de liderança.
Líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e
equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para
objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar as pessoas
seu valor e potencial de forma tão clara, tão forte em que elas acabem por
vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte
do processo de ver, fazer e tornam-se capazes.
Ninguém quer ser liderado por alguém a quem falte coragem e
autoconfiança.
Uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o
respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade
do que é direito, justo e competente.
2. CARACTERÍSTICA
DE UM LIDER
2.1 Ter um senso de realidade
O líder tem
que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado
nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a
realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o
sucesso nos negócios são características fundamentais de um líder
extraordinário e orientado para resultados.
2.2 Manter-se flexível
A
flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os
resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma
forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um
problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o
destino é essencial.
2.3 Reconhecer a equipe
Percebe-se
que grande parte das reuniões realizadas no ambiente de negócios, tem como
finalidade tratar de problemas ou apresentar uma direção. Mas, o verdadeiro
segredo de uma equipe de sucesso é a frequência e a forma como um líder fornece
feedbacks positivos, necessários para motivar e incentivar os liderados.
2.4 Mapear a equipe a si mesmo.
Antes de um
líder cobrar um profissional para desenvolver um ponto fraco, ele deve apoiá-lo
no fortalecimento do seu talento para extrair o máximo das suas
potencialidades. Aconselho a todo líder passar por um processo de
autoconhecimento seja através de programas de coaching, terapias, treinamentos,
entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco ele pode transformá-lo em
ponto forte ou até mesmo contratar um braço direito, o grande desafio é que
muitos não se permitem enxergar estes pontos a serem trabalhados.
2.5 Contratar com qualidade
Infelizmente
muitos profissionais têm a tendência de contratar um profissional para a sua
equipe por afinidade com a expectativa de que ele será o profissional certo
para o cargo, porém, nem sempre é isso que acontece. O ponto essencial da
contratação é ter muito claro que tipo de profissional é necessário e qual é o
perfil comportamental ideal deste futuro profissional. Para isso, aconselho
utilizar instrumentos que vão mapear realmente o perfil dos profissionais.
2.6 Assumir a responsabilidade
Aconteça o
que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No
momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta conquista e no
momento de eventual fracasso o líder deve perguntar para todos: O que podemos
aprender com isso? E assim, orientar a equipe para os resultados com um novo
plano de ação.
2.7 Ter uma liderança
situacional
Existem
momentos em que o líder tem que dizer o que fazer e existem outros momentos que
o líder tem que apoiar seus liderados a fazerem da forma deles, inclusive
muitas vezes melhor do que a forma como foi ensinada.
O verdadeiro
líder é aquele que apoia os profissionais da sua equipe a brilharem, se
desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância
para o sistema onde estão inseridos.
3 DESENVOLVIMENTO
CONTÍNUO DO LÍDER
“No
futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade,
automaticamente será descartado pelo mercado.” (WELCH,
Jack, o CEO mais admirado do mundo)
A
escassez de líderes no mercado mostra que as práticas tradicionais de
desenvolvimento de lideranças não estão funcionando. Correções e ajustes não
bastam, é preciso atacar o entendimento distorcido sobre o que é liderança e
como melhorá-la. A afirmação é de Ram Charan, autor de O Líder Criador de
Líderes e consultor de executivos do quilate de Jack Welch. Por meio da
observação de como os líderes se desenvolvem ou deixam de se desenvolver, ao
longo de várias décadas, ele chegou a conclusões que derrubam algumas máximas
do meio corporativo:
» Nem todos podem ser líderes – Os líderes são diferentes de todas as
outras pessoas em aspectos que nenhum volume de aulas ou instrução é capaz de
desenvolver. “Precisamos parar de usar as designações. Os líderes pensam e agem
de maneira diferenciada. Podemos identificá-los se soubermos o que procurar e
aguçarmos nosso poder de observação”, garante.
» A liderança é desenvolvida por meio de prática e autocorreção – As pessoas que apresentam o talento para a liderança devem desenvolvê-lo. Seu crescimento é acelerado quando cada novo trabalho lhes permite desenvolver suas competências essenciais e adquirir novas, e quando o feedback é oportuno e preciso. “A prática repetida das habilidades essenciais aguça o senso crítico e abre caminho para modos inovadores de liderar”, esclarece.
» A liderança é desenvolvida por meio de prática e autocorreção – As pessoas que apresentam o talento para a liderança devem desenvolvê-lo. Seu crescimento é acelerado quando cada novo trabalho lhes permite desenvolver suas competências essenciais e adquirir novas, e quando o feedback é oportuno e preciso. “A prática repetida das habilidades essenciais aguça o senso crítico e abre caminho para modos inovadores de liderar”, esclarece.
» O trabalho do líder requer gigantescos saltos de
aprendizado – Os
líderes devem ser constantemente mantidos imersos em complexidade. À medida que
passam de um nível ao outro, aprendem a lidar com ela.
3.1 A escolha
O
estudo da IBM aponta que executivos de diversas linhas de negócios parecem
estar mais preocupados em desenvolver os conhecimentos existentes de seus
funcionários que em atrair novos talentos. Embora 52% indiquem que a
incapacidade de desenvolver rapidamente conhecimentos é um desafio importante
da força de trabalho, somente 27% declararam que a incapacidade de atrair
candidatos qualificados é um problema.
Tanto
que são muito comuns no mercado empresas que acreditam ser mais fácil contratar
um líder pronto, em vez de desenvolvê-lo. Mas essa é uma aposta de alto risco e
alto custo, porque a empresa não sabe se o profissional vai se adequar à
cultura e às necessidades da nova casa. Contratar de fora, em vez de captar os
talentos de dentro da organização, apresenta um impacto negativo na motivação e
na produtividade das pessoas que já trabalham na empresa, pois elas acabam se
sentindo desvalorizadas.
O
que preocupa muitas empresas é investir no desenvolvimento de um funcionário e
acabar perdendo-o para a concorrência. Contudo, é fundamental encarar o turnover
(rotatividade) com naturalidade e não deixar que isso atrapalhe o
desenvolvimento de líderes. “Se você não desenvolve as pessoas, os melhores vão
procurar outros desafios. Se você desenvolve, tem mais chances de que os
melhores fiquem com você. Desenvolvendo pessoas, você aumenta o nível de
comprometimento delas com a empresa, e a tendência é que elas fiquem porque
visualizam oportunidades de crescimento”, explica Brough.
3.2 A ação
“As
pessoas com potencial para o sucesso nos níveis mais altos devem ter a chance
de abrir logo suas asas e serem incentivadas a evoluir em grandes saltos, em
uma variedade de desafios customizados de acordo com os pontos fortes e as
necessidades específicas de desenvolvimento. O progresso deve ser monitorado de
perto para ver quais talentos estão se comprovando e quais limitações podem
surgir, que precisem de feedback contínuo sobre cada aspecto da
liderança e, ainda mais importante, sobre as questões referentes aos negócios e
às suas competências sociais”, assegura Ram Charan.
CONCLUSÃO
É importante que os gestores comecem por se avaliar a si
próprios, depois aos seus subordinados e à situação concreta em que se
encontram, e depois escolham o estilo de liderança que se mostre mais adequado.
O estilo de liderança deverá mudar com a alteração da composição do grupo e com
as circunstâncias do momento. Atualmente a nível empresarial, as empresas não
necessitam apenas de bons gestores, mas fundamentalmente de bons líderes. O
líder interessa-se pelo futuro, adapta a mudança e implementa uma visão para
orientar os colaboradores, isso envolve a habilidade na adaptação e na gestão
das mudanças, o líder é aquele que indica o caminho correto.
A
liderança não deve apenas ser aquela voltada para os resultados ou para os
negócios, precisa ser profundamente humana.
Os
líderes buscam não só a condução dos negócios rumo aos objetivos e metas, mas
também a conquista da confiança dos seus liderados. Portanto diante das
situações inesperadas deverão moldar-se conforme a situação exigir focando no
desempenho para uma boa gestão e superar os desafios lançando mão, encontradas
na organização.
Antes
de ser líder é necessário aprender a ser liderado, só assim saberá o que fazer,
como se sente, quais as expectativas, os anseios e as melhores maneiras de
fazer com que todos colaborem e sigam suas ideias e seus comandos sem pestanejar,
pois confiam nele como em si mesmo.
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