PARTE I - OPORTUNIDADE
1.1 CENÁRIO
Quando nos deparamos com um cenário de caos das
leis de transito que beira à anarquia logo o atribuímos à ausência do Estado.
Ou seja, se os crimes e infrações de trânsito integram nosso cotidiano a
“culpa”, por assim dizer, é do Município a quem cabe à obrigação de implementar
a sinalização adequada, fiscalizar sua observação bem como punir àqueles que a
infligir. De forma que a inexistência dessas ações contribui sobremaneira para
o que vivenciamos do romper da aurora à formação do crepúsculo: um trânsito que
nos classifica como uma sociedade com pouco ou nenhum desenvolvimento
sociocultural.
Mas o fator acima (ausência do Estado) não pode ser aceito como única ou mesmo principal fonte do problema. Isto porque tanto a sociedade como próprio trânsito é formado por indivíduos cujo caráter é formado no seio da família e a educação na escola.
Mas o fator acima (ausência do Estado) não pode ser aceito como única ou mesmo principal fonte do problema. Isto porque tanto a sociedade como próprio trânsito é formado por indivíduos cujo caráter é formado no seio da família e a educação na escola.
Ora, não raramente deparamos com menores
“pilotando” suas máquinas nas ruas de nossa cidade. Fazem da condução do
veículo uma espécie de expressão corporal de auto e afirmação perante seus
pares. Disso resultam acidentes tão mais comuns quanto às poucas boas notícias
publicadas em nossos meios de comunicação. Todos os dias, temos jovens
saudáveis e bonitos substituídos por incapazes, temporária ou definitivamente,
deformados, quando não morrem. Lotam as filas dos hospitais e cooperam para as
estatísticas nacionais de mortes violentas no trânsito, que tanto nos
envergonham.
Não devemos esquecer, no entanto, que o jovem cresce e amadurece. E se teve seu caráter formado por uma família ou um Estado falho, ausente, não se poderá esperar muito dele enquanto cidadão.
Não devemos esquecer, no entanto, que o jovem cresce e amadurece. E se teve seu caráter formado por uma família ou um Estado falho, ausente, não se poderá esperar muito dele enquanto cidadão.
Mas nem tudo está perdido, pois a história tem
mostrado que, felizmente, o homem tem evoluído com seus erros mais frequentes,
principalmente quando suas consequências são mais visíveis.
A
família, a sociedade e o Estado estão cumprindo, ainda que a passos lentos, os
seus papéis com o fim de retirar do cotidiano os crimes e infrações de
trânsito. E aqui e inegável, a importância das autoescolas, às quais cabe o
papel na boa formação de condutores que saibam reconhecer o seu papel no
trânsito fazendo dele mais seguro e, acima de tudo, nunca esquecendo que no
veículo ao lado há outro ser humano.
1.2 A
EMPRESA
A administração do trânsito por órgãos normativos,
executivos e rodoviários são de grandes responsabilidades já que hoje para diminuição
de inúmeros acidentes no transito devemos está em conformidade com a Lei 9.503 de
23 de setembro de 1997 que é o atual Código de Trânsito Brasileiro.
A maior preocupação com o
ensino dos novos condutores foi fundamental para o início de um processo de
conscientização em relação aos problemas de trânsito.
Importante, também, foi a inclusão de novos cursos de formação nos CFC’s,
além do de Primeira Habilitação.
Preocupada com a educação de trânsito, os valores e
a formação do condutor onde o mesmo possa preservar a vida e a integridade
física dos seres humanos, o meio ambiente, entre outros, estamos colocando no
mercado o Centro de Formação de Condutores Driving Ltda, criada em 2010, na
cidade de Itacoatiara, deve-se criação a necessidade de oferecer um novo modelo
de atendimento, o Curso Escola Service Driving foi criada pela autoescola para
fazer um serviço diferenciado e de inovação para melhor servir a população que
cresce continuamente e fazendo esse atendimento através de um sistema de
parceria com as escolas de ensino médio, públicas e particulares, lembrando
sempre da importância dos valores para a Vida: Cidadania, Ética, Respeito,
Educação, Solidariedade, Transparência, Profissionalismo, Responsabilidade,
Competência, Segurança, etc.
O que o curso vai fazer é preparar os novos
condutores de forma mais consistente e consciente, para isso usará uma
metodologia toda própria que fará eles entendam o valor da vida e respeitem as
leis de transito.
1.2.1 MISSÃO
Preparar
e ensinar o condutor a dirigir para um trânsito seguro com transparência e
qualidade.
1.2.2 VISÃO
Ser referência em ensino para o trânsito, conscientizando os condutores de sua responsabilidade com a vida.
1.2.3 OBJETIVO
GERAL
♦ Formar condutores com ensinamento teórico-técnico e para pratica de direção em longo prazo (2 anos).
1.2.4 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
♦ Proporcionar um atendimento de melhor qualidade, pois começaríamos a ensinar alunos em idade escolar;
♦
Ministrar aulas teórico-técnicas com conteúdos programáticos, respeitando as
resoluções do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito;
♦
Ministrar aulas práticas em simuladores dentro da escola;
♦
Disponibilizar professores capacitados e material didático de ótima qualidade
para realização do curso de formação teórico-técnico.
1.3 METODOLOGIA
♦ Aulas teórico-técnicas com a utilização de apostilas, filmes para ilustrações, simulados, entre outros;
♦ Aulas
de pratica de direção em simuladores de alta tecnologia;
Recursos
Didático-pedagógicos:
a) Quadro
para exposição escrita com, no mínimo, 2m x 1,20m;
b) Material
didático ilustrativo;
c) Acervo
bibliográfico sobre trânsito, disponível aos candidatos e instrutores, tais
como Código de Trânsito Brasileiro, Coletânea de Legislação de Trânsito atualizada
e publicações doutrinárias sobre trânsito;
d) Recursos
audiovisuais necessários por sala de aula;
e) Manuais
e apostilas para os candidatos e condutores;
A
Autoescola Driving é uma empresa voltada na formação de condutores, oferecendo
serviços específicos. Com uma equipe qualificada a Autoescola, vem se
destacando como uma empresa referência no mercado em qualidade de serviços e tem
a qualidade ISO 901. O Curso Escola Service Driving terá toda equipe e serviço
de qualidade que a Autoescola possui.
PARTE II – MARKETING ESTRATÉGICO
2.1 CONSUMIDOR
Escolas
do ensino médio (publicas e particulares) que desejam incluir como histórico
escolar a formação de condutores de automotor, para alunos a partir de 16 anos.
Queremos
que todas as pessoas em idade escolar aprendam a dirigir e que as aulas sejam
ministradas em horário escolar.
Com o
beneficio de preparar os adolescentes e jovens a conhecer bem e respeitar as
leis de transito, pois as aulas durarão entre 16 a 24 meses.
2.2 MERCADO
Escola
para direção de automotor, com um serviço inovador de parceria com muito
sucesso. Nossa característica é ensino de qualidade para jovens condutores.
2.3 ANÁLISE
DE SWOT
FORÇAS
·
Serviço
inovador no âmbito nacional;
Parceria;
Preocupação com o futuro dos condutores
do transito brasileiro.
FRAQUEZAS
Entrar no mercado;
Custo para empresa que contrata.
OPORTUNIDADES
Vantagem competitiva;
Juros mais baixos para carros
nacionais;
Previsão de crescimento do
serviço.
AMEAÇAS
Juros altos sobre carros importados;
Concorrência.
Ao entrar
no mercado com um serviço inovador, interessante e com preço acessível para as
escolas, em breve, o Curso Escola Service Driving será reconhecida em todo o
território nacional.
PARTE III – MARKETING TÁTICO
3.1 SERVIÇO / PRODUTO
O Curso Service
Driving oferece um serviço diferenciado na sua metodologia de ensino, onde as
aulas começam aos a partir dos 16 anos de idade e são ministradas em horário escolar
e feita de forma contínua e constante. Com uma sala própria para as instalações
e simuladores de aulas praticas, com professores altamente qualificados com
especialização em pedagogia.
3.2 PONTO
A matriz
da empresa está localizada no Rio de Janeiro, no bairro de Itacoatiara, com
filiais em varias cidades de Niterói e do Rio de Janeiro (Tijuca, Barra,
Jacarepaguá, Méier, Santa Rosa, Icaraí, Itaipu, Leblon, Ipanema, Copacabana,
entre outros). No inicio estamos trabalhando na cidade de Niterói, mas em breve
nos expandiremos para o estado do Rio de Janeiro, visando funcionar nas escolas
de todo o Brasil.
3.3 PROMOÇÃO
O nosso público-alvo
são alunos do ensino médio das escolas publica e particulares que desejam
aprender a dirigir.
Nossas
pesquisas de opinião, perguntando se os jovens desejavam que na sua escola
tivesse aulas de direção, foi constatado que 90% era favorável a essa ideia.
3.4 CUSTO / PREÇO
O Curso Service Driving implantará o sistema e ministrará
as aulas na escola com toda a tecnologia e qualidade que lhe é inerente pelo
custo mensal de R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais) por aluno.
A cada múltiplo
de 100 alunos a instituição terá um desconto de 1% até o máximo de desconto que
será de 5%.
PARTE IV – AÇÃO E CONTROLE
4.1 RESULTADOS
O retorno
desse serviço será em longo prazo, pois a nossa maior preocupação é fazer os
jovens entenderem a importância de ter responsabilidade dos atos e atitudes
tomadas ao dirigir.
Haverá
avaliações periódicas para apurar o desempenho de todos os alunos.
Nossa
meta é de formarmos condutores conscientes.
4.2 PRAZO
O tempo
necessário para toda metodologia que o Curso Escola pretende implantar é de 18
a 24 meses, dependendo de cada aluno, seu desempenho, comprometimento e
interesse em entender que os seres humanos são importantes.
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