Para
Theodore Levitt, os serviços e produtos podem ser diferenciados. Produtos ou
serviços que satisfazem a mesma necessidade geralmente não possuem
características idênticas. A diferenciação de produtos ao longo principais
recursos e detalhes menores é uma estratégia importante para as empresas a
defendam o seu preço de nivelamento com a parte inferior do espectro de preços.
Dentro das firmas, diferenciação de produto é a forma multiproduto firmas
construir a sua própria gama de produtos ou serviços fornecidos.
Em
nível de mercado, a diferenciação é o caminho através do qual a qualidade dos
produtos é melhorado ao longo do tempo, graças à inovação..
Em
um sentido evolutivo, a diferenciação é uma estratégia para se adaptar a um
ambiente em movimento e os seus grupos sociais.
Produtos
são tangíveis ou intangíveis. Um produto também pode ser status, gosto, posse,
aspiração e inteligência. Um produto é construído com reputação, com diferenças
frente aos concorrentes para que os possíveis compradores se decidam pelo seu
produto. É construída então uma relação de fidelidade com o produto.
Produto Esperado: uma série de atributos e condições que são normalmente esperados pelo consumidor, então o quarto de hotel deve ter cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e um relativo grau de tranquilidade.
Produto Genérico: o produto esperado representa o produto genérico mais
as expectativas mínimas dos clientes, essas expectativas do cliente excedem as características
do produto genérico em si. Na compra de um eletrodoméstico, por exemplo, são
esperados na entrega, no serviço de instalação, nas peças de reposição e na conveniência
das embalagens. A diferenciação do produto ou benefício genérico oferece uma nova
maneira de satisfazer o mesmo desejo ou necessidade básica. Geralmente, ela é
criada por uma mudança profunda da tecnologia e da aplicação da tecnologia e da
inovação.
Produto Aumentado: é o resultado de todo o esforço que a empresa faz para
diferenciar seu produto dos seus concorrentes. Existem dois tipos principais de
características de produto que podem gerar benefícios percebidos para o
cliente: desempenho e aparência. A análise das características do produto
precisa relacioná-las com os benefícios que elas proporcionam. Ao estimar o valor para o consumidor das
características adicionais do produto e seus benefícios resultantes, as
medições conjuntas podem ser muito úteis.
Produto Potencial: é constituído por todas as ampliações e modificações que
esses produtos podem sofrer no futuro. É a provável evolução do produto.
GESTÃO DE MARKETING
Em
um mercado onde o consumidor é muito mais informado, a concorrência sempre está
atenta aos movimentos e estratégias dos demais e busca por produtos melhores,
acabam por gerar no profissional de Marketing e toda a sua equipe a busca pela
diferenciação.
Diferenciar
pode representar muito mais do que apenas ofertar um produto ou serviço diferente,
parte do início de todo o processo, desde a elaboração do plano de Marketing,
das estratégias a serem utilizadas e do público-alvo desejado.
Os
desafios são inúmeros, o que ontem foi uma novidade hoje é antigo demais,
especialmente quando o público-alvo é voltado à busca pelo mais novo, o que
ninguém ainda tem e que lhe dará a dianteira perante os demais, é assim com
computadores pessoais, com aparelhos de celular etc.
Diferenciação
é desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir sua
oferta da concorrência.
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