Atualidades, trabalhos acadêmicos e matérias relevantes

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ASSUNTOS ATUAIS.

domingo, 15 de julho de 2012

RESENHA: “A VISÃO DE THEODORE LEVITT”



Para Theodore Levitt, os serviços e produtos podem ser diferenciados. Produtos ou serviços que satisfazem a mesma necessidade geralmente não possuem características idênticas. A diferenciação de produtos ao longo principais recursos e detalhes menores é uma estratégia importante para as empresas a defendam o seu preço de nivelamento com a parte inferior do espectro de preços. Dentro das firmas, diferenciação de produto é a forma multiproduto firmas construir a sua própria gama de produtos ou serviços fornecidos.
Em nível de mercado, a diferenciação é o caminho através do qual a qualidade dos produtos é melhorado ao longo do tempo, graças à inovação..
Em um sentido evolutivo, a diferenciação é uma estratégia para se adaptar a um ambiente em movimento e os seus grupos sociais.
Produtos são tangíveis ou intangíveis. Um produto também pode ser status, gosto, posse, aspiração e inteligência. Um produto é construído com reputação, com diferenças frente aos concorrentes para que os possíveis compradores se decidam pelo seu produto. É construída então uma relação de fidelidade com o produto.
Produto Esperado: uma série de atributos e condições que são normalmente esperados pelo consumidor, então o quarto de hotel deve ter cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e um relativo grau de tranquilidade.
Produto Genérico: o produto esperado representa o produto genérico mais as expectativas mínimas dos clientes, essas expectativas do cliente excedem as características do produto genérico em si. Na compra de um eletrodoméstico, por exemplo, são esperados na entrega, no serviço de instalação, nas peças de reposição e na conveniência das embalagens. A diferenciação do produto ou benefício genérico oferece uma nova maneira de satisfazer o mesmo desejo ou necessidade básica. Geralmente, ela é criada por uma mudança profunda da tecnologia e da aplicação da tecnologia e da inovação.
Produto Aumentado: é o resultado de todo o esforço que a empresa faz para diferenciar seu produto dos seus concorrentes. Existem dois tipos principais de características de produto que podem gerar benefícios percebidos para o cliente: desempenho e aparência. A análise das características do produto precisa relacioná-las com os benefícios que elas proporcionam.  Ao estimar o valor para o consumidor das características adicionais do produto e seus benefícios resultantes, as medições conjuntas podem ser muito úteis.
Produto Potencial: é constituído por todas as ampliações e modificações que esses produtos podem sofrer no futuro. É a provável evolução do produto.
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GESTÃO DE MARKETING
Em um mercado onde o consumidor é muito mais informado, a concorrência sempre está atenta aos movimentos e estratégias dos demais e busca por produtos melhores, acabam por gerar no profissional de Marketing e toda a sua equipe a busca pela diferenciação.
Diferenciar pode representar muito mais do que apenas ofertar um produto ou serviço diferente, parte do início de todo o processo, desde a elaboração do plano de Marketing, das estratégias a serem utilizadas e do público-alvo desejado.
Os desafios são inúmeros, o que ontem foi uma novidade hoje é antigo demais, especialmente quando o público-alvo é voltado à busca pelo mais novo, o que ninguém ainda tem e que lhe dará a dianteira perante os demais, é assim com computadores pessoais, com aparelhos de celular etc.
Diferenciação é desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir sua oferta da concorrência.

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