A empresa é uma
trading, realiza diversos tipos de importações e exportações de produtos de
móveis (estantes, cadeiras, bancos, mesa, cama, banquetas, chaise, entre
outros) e decorações (cestaria, cachepot, bandejas, caixa, baú, balinesa,
quadros, espelho em moldura, buda, tapete, etc.), inclusive negociando também
com empresas concorrentes.
A empresa foi
fundada com o objetivo de trabalhar o mercado de atacado no segmento de decoração,
após a experiência de 18 anos como loja de varejo e de diversas viagens do
diretor a países com Irã, Índia, Indonésia e outros onde mantém contato com
vários fornecedores.
A empresa atua,
principalmente, na região de Niterói. As filiais que são encontram-se
espalhadas no mesmo local onde trabalham também o varejo e os arquitetos e
decoradores. A empresa participa de várias exposições em São Paulo para lojista
captando clientes de todo Brasil. Possui uma carteira bem extensa de clientes.
2-
O PÚBLICO
O publico da
empresa são lojas e clientes classe a e b, arquitetos e decoradores.
3-
O MERCADO
O mercado é
decorações.
4-
Forças E Fraquezas
4.1 Forças
* Ser uma
empresa bem conceituada;
* Ter uma vasta
carteira de clientes classe A;
* Produtos
exclusivos;
* Excelentes
funcionários de vendas.
4.2 Fraquezas
* Má organização
de estoque;
* Morosidade
burocrática;
* Falta de
logística de distribuição;
* Sem marketing;
* Centralização
das decisões.
5-
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
5.1
Oportunidades
* Crescimento: por
ter produtos de importação que outra empresa não tem. Só falta saber explorar,
com uma boa ação de marketing;
* Ótimas vendas:
por termos funcionários atenciosos e sempre prontos para atender e solucionar
problemas, os clientes se sentem especiais, e isso é possível com esse conjunto:
vendedores, estoquistas e administrativo.
5.2 Ameaças
* Perder
exclusividade: por estar a um bom tempo no mercado já têm concorrentes copiando
seus produtos (sem a necessidade de exportar).
* Alta do dólar:
por se tratar de produtos de exportação, qualquer alteração drástica será
sentida no preço.
6-
SUGESTÕES
Começar uma
reorganização do estoque físico e do sistema que o gerencia, pois grande parte
da morosidade burocrática gira em torno desse problema e também centralizar todo
o estoque (hoje tem 05 lugares diferentes).
Dar autonomia
para os gerentes administrativo e comercial tomarem decisão sem antes consultar
o diretor.
Contratar mais
funcionários especializados no ramo de atacado como vendedores, administrativo,
estoquista, pois a empresa cresceu e não reabasteceu esses setores.
desculpe, mas seu swot não está totalmente correto. você se enganou com alguns elementos.
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