1- COMPARE O PROCESSO
DE DECISÃO DE COMPRA DE SERVIÇOS E PRODUTOS. REFLITA E CITE FATORES EXPOSTO NA
REPORTAGEM DA REVISTA.
R:
O
processo de compra é construído sobre o pressuposto da racionalidade do
consumidor, condicionada pelas respectivas restrições de renda, buscando
maximizar a satisfação. O processo também pode ser: totalmente planejado,
parcialmente planejado ou não planejado.
No
processo de decisão de compra de serviços é algo delicado, pois
geralmente dependendo da empresa não conhecemos o serviço, por isso fica mais
difícil a decisão já que é algo intangível e de difícil identificação. Já
no processo de decisão de compra de produtos, acreditamos que fica mais
fácil, pois é algo que podemos apalpar, sentir, é algo tangível mesmo quando
compramos pela internet, porque podemos ter um noção de que estamos
comprando.
Na reportagem: “o
novo mapa do consumo”, os fatores que levam a decisão de comprar serão movidos
pelo crescimento da renda, abastecido com mais crédito concedidos cada vez mais
pelo governo ou entidades financeiras. A renda do Brasil passará a acompanhar o
crescimento econômico. Podemos dizer que apesar da crise em que passamos
atualmente o Brasil vem tomando novos rumos e até 2020 muitas coisas mudarão.
2- DISCUTA SOBRE
DIFERENTES TIPOS DE RISCO ENVOLVIDOS NOS SERVIÇOS ESTÃO PRESENTES QUANDO
FALAMOS DE PRODUTOS?
R: Risco Financeiro: Será
que o preço do produto é o preço justo? Nem sempre o mais caro é o melhor, às
vezes pagamos somente por uma marca, não pelo valor real do produto.
Risco
de Desempenho: Quantas vezes criamos uma expectativa pra um determinado produto
e no final nos sentimos totalmente frustrados? Um produto para tirar ferrugem,
realmente tira qualquer ferrugem?
Risco
Físico:
Será que este produto é prejudicial para a saúde? É importante atentarmos para
o manual do produto, para que esse não venha por nossa integridade física em
risco.
Risco Social: É quando
o meio social reage negativamente em relação à compra, por achar desnecessário
algum item ou por comprar algo que não está “na moda”.
Risco
Psicológico: quando após uma compra não é satisfeito o anseio pelo qual
esperamos saciar, por exemplo, um produto pra relaxar cabelo fazer seu cabelo
cair; ou por não conseguir comprar algo que desejamos muito e que todos ao seu
redor têm, e com isso se sentir excluída do meio ao qual está inserida.
3- POR QUE OS
CLIENTES DE SERVIÇOS PERCEBEM NÍVEIS MAIS ALTOS DE RISCO? ISTO SE APLICA NAS
COMPRAS POR IMPULSO?
R: Por causa de
inseparabilidade (é feito e consumido ao mesmo tempo) que faz com que os
serviços sejam difíceis de ser padronizado.
As compras por
impulso se tornam arriscadas por não ser uma compra planejada, sem que se
perceba a necessidade e sem qualquer premeditação. É uma resposta automática ao
sentimento de urgência, ligada ao nosso emocional, o que faz que ao chegarmos em
casa, nos arrependamos de comprar algo que, por exemplo, não vamos utilizar ou
usar.
Não dá pra afirmar o
que nos leva a comprar por impulso, mas pode nos levar ao risco psicológico (eu
preciso mesmo desse produto / serviço?), financeiro (como vou pagar?) e até
mesmo físico (eu não posso usar isso, sou alérgica).
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