O
CRM traz opções para os gestores e para que o operacional faça gestão de
relacionamento com o cliente. Os
recursos devem ser implementado consistentemente com as funcionalidades
complementares do CRM:
RECURSO
DO CRM PARA ANÁLISE DE PORTFÓLIO E
GESTÃO DE CAMPANHAS
Destina-se
a auxiliar nas informações das necessidades do cliente e de como compram. É
possível prever futuros comportamentos. Para que se obtenham todos os recursos
do CRM é necessário seu entendimento completo.
TIPOS DE RECURSO PARA ANÁLISE:
1.
ANALÍTICO: o modulo faz investigações a respeito
de clientes rentáveis, potenciais, em declínio de compra e os que estão em
propensão à queda. Avisa quando há reclamações ou requerimentos. Usa de
gráficos como ferramenta de analise para identificar os consumidores mais
valiosos.
2.
SEGMENTAÇÃO
INTELIGENTE DE MERCADO: são
formados por futuros ou por clientes, identificado por critérios como área
geográfica, hábitos de compra, produtos consumidos, característica
sociocultural, nível de satisfação, etc. Proporciona maior assertividade e
diferentes visões aos gerentes.
3.
GERENCIAMENTO
DE CAMPANHAS: o
CRM gera campanhas, seu controle e cruzamento entre os resultados, obtidos e
custos envolvido. Permite a área de marketing desenvolver mercados através de
ações de verbas predefinidas. As ações
podem ser realizadas por canais coo e-mail, web, telefone, fax ou mala direta.
As respostas dos clientes aprimoram ações futuras.
4.
PRODUTOS
E SERVIÇOS CUSTOMIZADOS:
cria combinações de produtos disponíveis para os clientes, auxilia na
customização em massa. Auxilia o cliente e vendedores nas negociações efetuando
vendas adicionais, pois indica quando o cliente é potencial para certo produto.
RECURSOS PARA O MOMENTO DE CONTATO COM
O CLIENTE
É
o momento mais critico para a organização, pois o relacionamento com o cliente
é perecível e o contato é o único e repleto de detalhes. Qualquer reclamação
tem que ter uma solução. Com os recursos dos diversos canais de contato
(e-mail, telefone, etc.) os gestores têm informações para tomarem decisão em
tempo real.
RECURSOS DO CRM PARA PROCESSOS DE
CONTATO COM O CLIENTE:
1.
HISTÓRICO
DE CONTATOS: permite
o armazenamento de toda informação de relacionamento com o cliente, em bancos
de dados. Recurso esse que motiva a aproximação entre cliente e empresas.
2.
CTI
(COMPUTER-TELEPHONE INTEGRATION):
identifica o cliente através da chamada pelo banco de dados com o histórico,
transações efetuadas e características, informando previamente para o atendente
do call center. Além das chamadas pode ser identificado por senha, numero de
cartão de crédito ou da conta corrente, CPF, entre outros. Processo instantâneo
gerando uma sensação de proximidade.
3.
SCRIPTS
INTELIGENTES: esse
recurso tem agentes de atendimento gerando seu contato com o cliente reduzindo
erros de entradas. São projetados internamente, de acordo com o fluxo e
desdobramento do contato com o cliente.
4.
GERENCIAMENTO
DE E-MAILS: pode
identificar segmento de cliente para direcionar as mensagens customizadas. Facilita
aos agentes do call Center um numero de maior atendimento em menor tempo.
Mensagens podem ser roteadas por configuração. Respostas automáticas podem ser
programadas por palavras chaves na requisição dos clientes.
5.
COLABORAÇÃO
VIA INTERNET:
fornece recursos durante o contato com a empresa, em tempo real, através de
chat ou mesmo por telefone. Facilita a comunicação entre as partes e a
localização no site da empresa.
6.
PERMISSÃO: o recurso que diz quando o cliente
não quer receber ofertas da empresa. Atua na manutenção da privacidade e reduz
processos judiciais.
7.
MANUAIS
E APRESENTAÇÕES:
as informações são acessadas por categorias ou tipos de duvidas. As soluções de
problemas são armazenadas e democratizadas no CRM.
RECURSOS PARA
CONTROLE E APRIMORAMENTO DA QUALIDADE
Para evitar perdas dos clientes e investigar as razões
que levam a não conformidade.
RECURSOS EXISTENTES PARA
CONTROLE E APRIMORAMENTO DA QUALIDADE:
1. PESQUISA EM TEMPO REAL: o CRM customiza as perguntas e
resposta por tipo de cliente, estratégia de marketing ou campanha de vendas.
Pesquisas on line e pesquisas interativas que contribuem com o aumento da
satisfação dos clientes e descobertas inusitadas.
2. GESTÃO E QUALIDADE DE SERVIÇOS: possibilita a gestão das fases da
prestação do serviço ao cliente, subsidiando tomada de decisão em momento
critico. Atua na otimização de serviços e contribui para ajuste de qualidade de
produtos.
3. RECURSO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA: pode criar uma prevenção de falhas nos
produtos em uso e avisa o momento certo para abordar o cliente de serviços.
4. QUALIDADE DE DADOS: suporta a correção da base de dados e
a eliminação de duplicidade, localizando com facilidade os dados dos clientes e
contribui que a base de dados seja examinada pela visão do cliente e não pelo
produto.
RECURSOS
PARA INFORMAÇÃO, ENVOLVENDO E GERENCIAMENTO DO COLABORADOR.
Os
recursos para envolvimento e gerenciamento do colaborador são utilizados por
gestores para maximizar a produtividade, autonomia e confiança dos
colaboradores. Nos dias atuais, ter uma linha de frente de funcionários com
autonomia pode trazer significativa redução de custos para a organização e
eliminar a insatisfação de clientes.
PRINCIPAIS
RECURSOS DESSA FAMÍLIA:
1.
GERENCIAMENTO DO PERFIL DE ACESSO: os perfis
podem ser divididos em operacional, gestão e aprovação. O CRM disponibiliza
funcionalidades para que os funcionários trabalhem de maneira integrada e em
rede, fornecendo-lhes meios de controle da autonomia e nível de acesso ás
informações contidos na rede.
2.
COLABORAÇÃO E GESTÃO DE PARCEIROS: esse recurso
auxilia os parceiros, através de ferramenta colaborativa, a se tornarem membros
virtuais da organização principal. A facilidade de gestão de parceiros, incorporada
ás últimas versões do CRM, oferece o gerenciamento dos contatos,
compartilhamento de informações, redirecionamento de atividades, como um
processo de retirada de produtos com defeito por uma empresa terceirizada.
3.
EMPLOYEE RELATIONSHIP MANAGEMENT (ERM): este módulo
do CRM está sendo difundido como forma de relacionamento dinâmico entre chefes
e subordinados. O ERM disponibiliza que empregados recebam informações
individualizadas em tempo real dos seus superiores, permitindo a interação com
essas informações e a administração do cumprimento de prazos e compromissos.
4.
VISIBILIDADE E RESPONSABILIDADE: visibilidade
e responsabilidade são diferentes. Um exemplo da primeira é a visualização, por
um gerente de vendas, do andamento do trabalho de sua equipe ou de cada
vendedor, individualmente, pelo sistema. Contudo, ele não pode alterar seus
dados, já que são de responsabilidade do subordinado.
5.
WORKFLOW: O processo
do trânsito das informações que precisam de uma decisão é chamado de workflow
interno e é parametrizável pelo perfil de cada usuário. O CRM fornece a
visibilidade de serviços em atraso, dispara e-mails em forma de alarme para os
responsáveis dos processos ou mesmo gera um ou mais indicadores sobre o
desempenho das respostas fornecidas. É possível identificar cada empregado e o
seu nível de serviço correspondente à organização. O workflow equivale à gestão
do processo, seja de negócios, atendimento ou serviços.
6.
RECONHECIMENTO E RECOMPENSA: esse recurso
contribui para a geração de valor, e inclui a criação de campanhas de incentivo
para o público interno, estabelecimento de métricas de desempenho, avaliação de
performance, cálculo da recompensa, comunicação dos resultados e administração
do pagamento das comissões. Embora o reconhecimento e recompensa sejam velhos
conhecidos da área de vendas e atendimento, a novidade é que o CRM pode
automatizar esses processos e conferir maior credibilidade e assertividade,
fazendo com que os colaboradores confiem no programa motivacional.
7.
TREINAMENTO À DISTÂNCIA: o recurso de
treinamento atua como uma espécie de portal para a criação, armazenamento e
gestão de treinamentos para funcionários, parceiros ou mesmo clientes. Inclui
sistemas de recursos à distância e de catálogos, escolha de recursos, teste
para determinar a habilidade do treinando e sistema de certificação. É possível
disponibilizar uma variedade de treinamentos. Precisam estudar suas
funcionalidades, programação e seus riscos, de modo que sejam evitadas perdas
de dados ou mesmo perda de funcionalidades.
A CUSTOMIZAÇÃO EM
MASSA E O CRM
A
customização é a resposta como alternativa da produção em massa e precisar
estar conectada ao CRM. Auxilia nas estratégias de marketing de relacionamento.
Já o CRM viabiliza a customização em massa por possuir interface de
Inteligência com o usuário via web, sincronizando o processo produtivo.
A
customização deve ser uma entre varias opções de entrega de valores pelo
marketing de relacionamento, pois nem todos os produtos são adaptáveis à
customização.
O
TEMPO NECESSÁRIO PARA SE IMPLEMENTAR CRM E OS PONTOS CRÍTICOS
O CRM precisa de um tempo maior de
projeto, as causas são: sistemas próprios, números de módulos comprados, nível
de aprovação e o porte da empresa contratada.
A negociação de venda de um sistema
de CRM gira em torno de 06 meses a 01 ano, e sua implementação leva mais ou
menos de 03 meses a mais de 01 ano, dependo da complexidade e do nível de
integração com os sistemas próprios. Pode levar 08 meses para a empresa
desenvolver maturidade para compreender os erros estratégicos cometidos no
relacionamento com o cliente e corrigi-los.
AS
AMEAÇAS PARA IMPLEMENTAÇÃO VÊM DE DENTRO
Nem sempre os projetos de CRM são
bem-sucedidos inicialmente. A maior parte das ameaças está dentro da própria
empresa que adquire o CRM, e não nas empresas fornecedoras. Uma empresa que
deseja implementar CRM ou mesmo remodelar um existente deve-se precaver das
seguintes ameaças: Baixo envolvimento da alta cúpula da organização com
projeto. baixa participação dos funcionários operacionais,sobrevalorização da
tecnologia,falta de autonomia da equipe operacional perante o cliente
,centralização excessiva das informações pelas áreas de marketing e
ti,organização orientada ao produto, não saber o que realmente se precisa,não
planejar o futuro, pelo menos uma parte dele,escolha incorreta da empresa que
irá desenhar os processos de CRM e treinar os canais de relacionamento,falta de
visão da equipe de implementação,falta de incentivo ao usuário e engessamento.
EMPRESAS
E EQUIPES QUE PARTICIPAM DA IMPLEMENTAÇÃO
A necessidade de parcerias para
implementação de CRM aproxima várias empresas tanto na fase de planejamento
quanto na fase de execução. Na maioria dos projetos, a empresa adquirente
contrata não só o fornecedor de CRM, como também uma empresa integradora
responsável pela customatização do software.
NIVELANDO
A EXPECTATIVA DA EMPRESA SOBRE O CRM
As empresas que estão prospectando a
compra de CRM, frequentemente, julgam que o sistema é limitado e sinônimo de
call center. Esse fato deve-se à sua origem, que inicialmente foi implementada
apenas para o atendimento e não para toda a empresa.
VACINE-SE
CONTRA FALHAS
A maioria das falhas ocorridas em
implementações de CRM origina-se na empresa contratante, que ás vezes decide
pelo projeto de CRM sem estratégia definida a profissionais especializados.
Algumas empresas partem para a aquisição de um pacote tecnológico de CRM, porém
conservam a antiga forma de atender a clientes e fazer negócios. Dessa forma, um
projeto que já se inicia assim será detentor de muitos conflitos.
Niterói, 09 de Novembro de 2012.
CENTRO
UNIVERSITÁRIO PLINIO LEITE
ADMINSTRAÇÃO
– 7º PERÍODO
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O
CONSUMIDOR
E O CRM
PROFESSOR:
SERGIO
NOME:
ALINE DE PAULA (39469)
ROSILDA
LIMA (39604)
Apresentação super interessante sobre o que é CRM (Client Relationship Management), com as vantagens fantásticas desse tipo de ferramenta para dar um upgrade no relacionamento com os Clientes, como também as dificuldades que podem surgir na fase de implementação dentro da empresa.
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