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ASSUNTOS ATUAIS.

domingo, 9 de dezembro de 2012

ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA O MERCADO CHINÊS





Abaixo como adequar alguns produtos brasileiros para vender na China de acordo com o mix de marketing global:
PRODUTO 01: PÃO DE QUEIJO DE MINAS.
            Em julho de 1990, D. Dalva e seus filhos Hélida e Helder Mendonça, impulsionados pelo espírito empreendedor, abrem uma pequena loja de 40m² no extinto Shopping Sul na capital mineira, dando inicio ao que viria a se tornar uma das maiores marcas do ramo alimentício no Brasil, a Forno de Minas.
            Sucesso espontâneo em toda a Belo Horizonte, o Pão de Queijo Forno de Minas passa a ser produzido em larga escala e a empresa constrói sua sede própria em Contagem, região metropolitana de BH. Em 1992 Vicente Camiloti se junta à sociedade, trazendo investimentos, a produção que em 1990 era de aproximadamente 90 kg de pães de queijo por dia salta para 1.200 kg por dia.
            Em 1999 a Forno de Minas é vendida a uma multinacional americana, que em 2009 fecha as portas da empresa e demite todos os funcionários.
            Movidos pela paixão, a família Mendonça e Vicente Camiloti, readquirem a marca e reativam a fábrica do Forno de Minas e convidam todos os ex-funcionários para retornar  ao trabalho. D. Dalva assume novamente a produção e a Forno de Minas volta a produzir o legitimo pão de queijo mineiro, trazendo novamente a mesa dos brasileiros o sabor que conquistou o país anos atrás. Hoje a Forno de Minas tem o pão de queijo preferido dos brasileiros (Pesquisa Acnielsen,2010).
 Estratégias:
·         Usaria a orientação “Policêntrica”, pela singularidade e por valorizar a cultura do país, deixando o marketing ser adaptado pelos gerentes dos países operando com autonomia.
·         Ingressaria no mercado por Joint-Venture (administração por contrato), para manter o segredo de suas receitas, também serve como um meio de reduzir os riscos políticos e econômicos dos parceiros da associação e fornece menor risco de entrada em mercados com barreiras econômicas e culturais para aquisição de uma nova companhia.
·         A estratégia global para o produto que utilizaria seria a adaptação de promoção, fazendo uma promoção própria para o país.
·         A estratégia de precificação seria preço nominal, pois os custos não são muito alto assim poderia continuar usando a mesma margem padrão que utilizo no Brasil.
·         A distribuição seria exclusiva com um único intermediário responsável por distribuir ou comercializar meu produto.
PRODUTO 02: REFRIGERADOR BRASTEMP.
            A marca Brastemp foi criada em 1954 e desde então a sua história é marcada por uma série de verdadeiras revoluções.
            Na década de 50, as portas dos refrigeradores ainda não eram aproveitadas - novidade que só veio a ser introduzida em 1957, com os modelos Príncipe, Imperador e Conquistador.
            A Brastemp nasceu em 1954 e foi batizada em homenagem ao Brasil e às geladeiras, seus primeiros produtos, com a combinação das palavras Brasil + temperatura. Desde pequena, demonstrou um espírito inovador e antenado com o mundo. Com apenas 04 anos, em 1958, fez uma parceria tecnológica com a norte-americana Whirlpool.
            Inovou com a introdução da primeira geladeira com a tecnologia Frost Free e do fogão autolimpante. Além disso, criou o conceito Cozinhas Completas Brastemp.
            Depois de uma longa história de inovações, em 1990, a Brastemp foi reconhecida pelos consumidores como sinônimo de qualidade incomparável. Foi deles que partiu a expressão "não tem comparação", que a marca assumiu como assinatura.
            Em 2000, a marca mudou o formato das campanhas de mídia, colocando em cena o consumidor Brastemp no lugar do "não consumidor", e lançou a nova assinatura "Seja Autêntico". A grande novidade foi à criação de uma ligação com o mundo da moda, por meio do Brastemp Pla, o minirrefrigerador que se veste com painéis assinados por grandes estilistas.

Estratégias:

·         Usaria a orientação “Regiocêntrica”, integrando estratégias por ter uma visão mundial, mas em escala regional.
·         Ingressaria no mercado por Investimento Direto, desenvolvendo linha de montagem, instalações no país.
·         A estratégia global para o produto seria a inovação de promoção, com marketing para a venda do produto nesse país.
·         A estratégia de precificação que utilizaria para a China seria o preço percebido, usando a concorrência e a renda do país como parâmetro de preço.
·         A distribuição do meu produto seria selecionada com parceria com intermediários que atuam nesse segmento de mercado.
PRODUTO 03: COSMETICOS NATURA.
            A Indústria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut Ltda foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo atual presidente da Natura, Antonio Luiz da Cunha Seabra, com o objetivo de vender  produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços competitivos.
            Em 1970 a empresa passou a ser nomeada como Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. Nesta mesma década, a Natura optou pela venda direta como a alternativa que viabilizaria o crescimento da empresa, apoiado na força das relações pessoais. Nascia à consultoria Natura, com vendas porta-a- porta, que garantia contato direto e personalizado com as suas clientes e que,anos depois, faria com que a Natura enfrentasse a supremacia da gigante norte-americana dos cosméticos no Brasil, a Avon.
Capitalizada direta possui atualmente 250 mil consultoras, que vendem diretamente nos 4.500 municípios brasileiros - dentre elas 20 mil estão conectadas à rede e 5% do total das vendas da empresa são feitas pela Internet.
No final da década de 90, uma nova economia e um novo consumidor, que tende a unir estética a saúde numa busca mais equilibrada por beleza, promoveram mudanças significativas na Natura.

Estratégias:
·         Usaria a orientação “Geocêntrica”, criando uma estratégia global capaz de responder plenamente as necessidades e desejos locais.
·         Ingressaria no mercado por Investimento Direto melhorando a imagem da empresa no país gerando empregos.
·         A estratégia global para o produto seria a adaptação de produto criando fragrâncias que fossem convidativas aos chineses.
·         A estratégia de precificação que utilizaria para a China seria o preço percebido, pois não adiantaria colar preços que a população não está disposta a pagar e assim perder clientes e o investimento.
·         A distribuição do meu produto seria selecionada com parceria com intermediários que atuam nesse segmento de mercado.

PRODUTO 04: UTILITARIOS TRAMONTINA.
            A história da Tramontina começa em 1911, quando Valentin Tramontina chega à cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, para montar o seu próprio negócio.
            Das mãos deste filho de italianos, natural de Santa Bárbara (RS), nasce a ferraria Tramontina: uma pequena oficina estabelecida em um terreno alugado. Após cumprir o serviço militar obrigatório, Valentin retoma suas atividades e investe no futuro, transferindo a empresa para um galpão maior. Valentin Tramontina e Elisa De Cecco se casam e somam forças para, juntos, trilharem prósperos caminhos.

Estratégias:
·         Usaria a orientação “Etnocêntrica”. Com planos para o mercado externo com base nas mesmas políticas empregadas no país de origem.
·         Ingressaria no mercado por Investimento Direto, desenvolvendo instalações, montagens entre outros e assim reduziria custos de mãos de obra ou matérias primas mais barata aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo local.
·         A estratégia global para o produto seria a adaptação de produto, pois investiria mais na cultura e no gosto dos habitantes do país.
·         A estratégia de precificação que utilizaria seria o preço percebido, cobrando de minhas mercadorias preços que os consumidores realmente poderiam pagar, levando em consideração, a qualidade do meu produto.
·         A distribuição do meu produto seria exclusiva tendo um único e intermediário da distribuição de minhas mercadorias.


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