Abaixo como adequar alguns produtos
brasileiros para vender na China de acordo com o mix de marketing global:
PRODUTO
01: PÃO DE QUEIJO DE MINAS.
Em
julho de 1990, D. Dalva e seus filhos Hélida e Helder Mendonça, impulsionados
pelo espírito empreendedor, abrem uma pequena loja de 40m² no extinto Shopping
Sul na capital mineira, dando inicio ao que viria a se tornar uma das maiores
marcas do ramo alimentício no Brasil, a Forno de Minas.
Sucesso
espontâneo em toda a Belo Horizonte, o Pão de Queijo Forno de Minas passa a ser
produzido em larga escala e a empresa constrói sua sede própria em Contagem,
região metropolitana de BH. Em 1992 Vicente Camiloti se junta à sociedade,
trazendo investimentos, a produção que em 1990 era de aproximadamente 90 kg de
pães de queijo por dia salta para 1.200 kg por dia.
Em
1999 a Forno de Minas é vendida a uma multinacional americana, que em 2009
fecha as portas da empresa e demite todos os funcionários.
Movidos
pela paixão, a família Mendonça e Vicente Camiloti, readquirem a marca e
reativam a fábrica do Forno de Minas e convidam todos os ex-funcionários para
retornar ao trabalho. D. Dalva assume novamente a produção e a Forno de
Minas volta a produzir o legitimo pão de queijo mineiro, trazendo novamente a
mesa dos brasileiros o sabor que conquistou o país anos atrás. Hoje a Forno de
Minas tem o pão de queijo preferido dos brasileiros (Pesquisa Acnielsen,2010).
Estratégias:
·
Usaria
a orientação “Policêntrica”, pela singularidade e por valorizar a cultura do
país, deixando o marketing ser adaptado pelos gerentes
dos países operando com autonomia.
·
Ingressaria no mercado por Joint-Venture
(administração por contrato), para manter o segredo de suas receitas, também
serve como um meio de reduzir os riscos políticos e econômicos dos parceiros da
associação e fornece menor risco de entrada em mercados com barreiras
econômicas e culturais para aquisição de uma nova companhia.
·
A estratégia global para o produto que
utilizaria seria a adaptação de promoção, fazendo uma promoção própria para o
país.
·
A estratégia de precificação seria preço
nominal, pois os custos não são muito alto assim poderia continuar usando a
mesma margem padrão que utilizo no Brasil.
·
A distribuição seria exclusiva com um único
intermediário responsável por distribuir ou comercializar meu produto.
PRODUTO 02: REFRIGERADOR
BRASTEMP.
A marca Brastemp foi criada em 1954
e desde então a sua história é marcada por uma série de verdadeiras revoluções.
Na década de 50, as portas dos
refrigeradores ainda não eram aproveitadas - novidade que só veio a ser
introduzida em 1957, com os modelos Príncipe, Imperador e Conquistador.
A Brastemp nasceu em 1954 e foi
batizada em homenagem ao Brasil e às geladeiras, seus primeiros produtos, com a
combinação das palavras Brasil + temperatura. Desde pequena, demonstrou um
espírito inovador e antenado com o mundo. Com apenas 04 anos, em 1958, fez uma
parceria tecnológica com a norte-americana Whirlpool.
Inovou com a introdução da primeira
geladeira com a tecnologia Frost Free e do fogão autolimpante. Além disso, criou
o conceito Cozinhas Completas Brastemp.
Depois de uma longa história de
inovações, em 1990, a Brastemp foi reconhecida pelos consumidores como sinônimo
de qualidade incomparável. Foi deles que partiu a expressão "não tem
comparação", que a marca assumiu como assinatura.
Em 2000, a marca mudou o formato das
campanhas de mídia, colocando em cena o consumidor Brastemp no lugar do "não
consumidor", e lançou a nova assinatura "Seja Autêntico". A
grande novidade foi à criação de uma ligação com o mundo da moda, por meio do
Brastemp Pla, o minirrefrigerador que se veste com painéis assinados por
grandes estilistas.
Estratégias:
·
Usaria a orientação “Regiocêntrica”,
integrando estratégias por ter uma visão mundial, mas em escala regional.
·
Ingressaria no mercado por Investimento
Direto, desenvolvendo linha de montagem, instalações no país.
·
A estratégia global para o produto seria a inovação
de promoção, com marketing para a venda do produto nesse país.
·
A estratégia de precificação que utilizaria
para a China seria o preço percebido, usando a concorrência e a renda do país
como parâmetro de preço.
·
A distribuição do meu produto seria selecionada
com parceria com intermediários que atuam nesse segmento de mercado.
PRODUTO
03: COSMETICOS NATURA.
A Indústria e Comércio de Cosméticos
G. Berjeaut Ltda foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo atual
presidente da Natura, Antonio Luiz da Cunha Seabra, com o objetivo de
vender produtos de cuidado pessoal que
fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços
competitivos.
Em 1970 a empresa passou a ser
nomeada como Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. Nesta mesma
década, a Natura optou pela venda direta como a alternativa que viabilizaria o
crescimento da empresa, apoiado na força das relações pessoais. Nascia à
consultoria Natura, com vendas porta-a- porta, que garantia contato direto e
personalizado com as suas clientes e que,anos depois, faria com que a Natura
enfrentasse a supremacia da gigante norte-americana dos cosméticos no Brasil, a
Avon.
Capitalizada
direta possui atualmente 250 mil consultoras, que vendem diretamente nos 4.500
municípios brasileiros - dentre elas 20 mil estão conectadas à rede e 5% do
total das vendas da empresa são feitas pela Internet.
No final da
década de 90, uma nova economia e um novo consumidor, que tende a unir estética
a saúde numa busca mais equilibrada por beleza, promoveram mudanças
significativas na Natura.
Estratégias:
·
Usaria a orientação “Geocêntrica”, criando
uma estratégia global capaz de responder plenamente as necessidades e desejos locais.
·
Ingressaria no mercado por Investimento
Direto melhorando a imagem da empresa no país gerando empregos.
·
A estratégia global para o produto seria a
adaptação de produto criando fragrâncias que fossem convidativas aos chineses.
·
A estratégia de precificação que utilizaria
para a China seria o preço percebido, pois não adiantaria colar preços que a
população não está disposta a pagar e assim perder clientes e o investimento.
·
A distribuição do meu produto seria
selecionada com parceria com intermediários que atuam nesse segmento de
mercado.
PRODUTO
04: UTILITARIOS TRAMONTINA.
A
história da Tramontina começa em 1911, quando Valentin Tramontina chega à
cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, para montar o seu próprio
negócio.
Das
mãos deste filho de italianos, natural de Santa Bárbara (RS), nasce a ferraria Tramontina:
uma pequena oficina estabelecida em um terreno alugado. Após cumprir o serviço
militar obrigatório, Valentin retoma suas atividades e investe no futuro,
transferindo a empresa para um galpão maior. Valentin Tramontina e Elisa De
Cecco se casam e somam forças para, juntos, trilharem prósperos caminhos.
Estratégias:
·
Usaria a orientação “Etnocêntrica”. Com
planos para o mercado externo com base nas mesmas políticas empregadas no país
de origem.
·
Ingressaria no mercado por Investimento
Direto, desenvolvendo instalações, montagens entre outros e assim reduziria
custos de mãos de obra ou matérias primas mais barata aos incentivos fiscais
oferecidos pelo governo local.
·
A estratégia global para o produto seria a adaptação
de produto, pois investiria mais na cultura e no gosto dos habitantes do país.
·
A estratégia de precificação que utilizaria seria
o preço percebido, cobrando de minhas mercadorias preços que os consumidores
realmente poderiam pagar, levando em consideração, a qualidade do meu produto.
·
A distribuição do meu produto seria exclusiva
tendo um único e intermediário da distribuição de minhas mercadorias.
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